Iraque investiga abusos de DH cometidos por forças de segurança - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Washington13/07/2017 | 21h16

Iraque investiga abusos de DH cometidos por forças de segurança

AFP
AFP

Bagdá investiga supostos abusos dos direitos humanos e tortura executados pelas forças de segurança iraquianas contra prisioneiros do grupo Estado Islâmico (EI) em Mossul, disseram nesta quinta-feira dois oficiais deste país no Pentágono.

Um vídeo divulgado na Internet mostra homens vestidos com o uniforme militar iraquiano batendo em um detido, depois o arrastam para um esgoto e atiram contra ele e outro corpo no local.

O general Yahya Rasool, porta-voz do Comando Conjunto de Operações do Iraque, disse que qualquer pessoa que tenha cometido abusos arcará com as responsabilidades, mas também sugeriu que os vídeos podem ser falsos e circular como uma distração à recente vitória sobre o EI em Mossul.

"Não esqueçam que há os que gostariam de minimizar a alegria e o conforto que temos por esta vitória", disse Rasool por meio de um intérprete em uma incomum coletiva no Pentágono.

"Talvez estes vídeos sejam fabricados. Veremos este assunto muito cuidadosamente e deteremos quem tenha cometido esses atos", assinalou.

O porta-voz do Ministério do Interior, general Saad Maan, contou que uma parte da equipe foi suspensa.

"Sim, pode haver algum mau comportamento ou conduta inapropriada por parte de algumas forças, mas a investigação está em curso", disse Maan.

Iraque declarou nesta semana a vitória sobre o EI em Mossul, após cerca de nove meses de batalhas que arrasaram a cidade e deixaram um alto número de mortes entre os residentes e as forças de segurança.

A organização Human Rights Watch pediu nesta quinta-feira mais cedo ao primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, que inicie investigações sobre qualquer abuso.

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRegime disciplinar mais rigoroso no sistema prisional está previsto para o próximo ano em Santa Catarina https://t.co/1QGOYpMPRr #LeianoANhá 5 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia¿A reforma da Previdência é a espinha dorsal do ajuste fiscal¿, afirma Zeina Latif https://t.co/tvIkhP5qXB #LeianoANhá 6 horas Retweet
A Notícia
Busca