França nega que ex-presidente peruano Humala tenha pedido asilo - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Lima17/07/2017 | 16h35

França nega que ex-presidente peruano Humala tenha pedido asilo

AFP
AFP

A embaixada da França no Peru descartou, nesta segunda-feira, que o ex-presidente Ollanta Humala e sua esposa, Nadine Heredia, tenham solicitado asilo nesse país para evitar a prisão preventiva ditada contra eles por um caso de lavagem de dinheiro.

"A embaixada da França no Peru desmente categoricamente as alegações publicadas em alguns meios relativas a uma suposta solicitação de asilo na França por parte do ex-presidente Ollanta Humala Tasso e de sua esposa Nadine Heredia Alarcón", disse a delegação diplomática em um comunicado.

Sem citar nenhuma fonte, um jornal peruano publicou no domingo que Humala e Heredia queriam aproveitar a festa nacional francesa, celebrada em 14 de julho, para comparecer à cerimônia programada na embaixada em Lima e solicitar asilo. O plano supostamente teria sido desfeito porque o juiz ditou a ordem de prisão um dia antes.

Humala e sua esposa cumprem uma ordem de prisão preventiva de 18 meses após serem acusados de lavagem de dinheiro, por supostamente receberem fundos da empreiteira Odebrecht para a campanha eleitoral do ex-presidente, que não teriam sido declarados.

O juiz Richard Concepción Carhuancho ditou a prisão preventiva para os Humala após receber a solicitação do procurador Germán Juárez, que alegou risco de fuga ou de demanda de asilo dos investigados, a quem o Peru conhece como "casal presidencial".

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Novo bloco do CCT da Udesc está na fase final de obras https://t.co/00zq4IWFhe #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRejane: Mostra de arquitetura será realizada em casa antiga da rua Aquidaban, em Joinville  https://t.co/AugrJt6WY1 #LeianoANhá 6 horas Retweet

Mais sobre

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros