Autoridades da Colômbia prendem líder da guerrilha ELN - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Bogota13/07/2017 | 17h36

Autoridades da Colômbia prendem líder da guerrilha ELN

AFP
AFP

As autoridades da Colômbia capturaram um líder do ELN, única guerrilha ativa no país, em processo de negociação de paz com o governo, numa operação no estado de Antioquia, informou Luis Carlos Villegas, ministro da Defesa, nesta quinta-feira (13).

"Uma nova ação de nossa força pública realizou a captura do pseudônimo 'Mateo', que é o líder militar da frente de guerra central da ELN", indicou Villegas à imprensa.

Segundo o ministro, o rebelde "tinha a missão de renovar a frente guerrilheira" no departamento de Tolima, e já tinha realizado atentados nesta zona do país.

Na ação coordenada entre polícia, Exército e Ministério Público, o guerrilheiro foi capturado na aldeia de Pinos, município de Rionegro, Antioquia, afirmou o MP em comunicado.

"'Mateo' tinha mandados de prisão expedidos em seu nome por delitos de tentativa de homicídio, porte ilegal de armas de foto e furto qualificado e agravado", destacou a instituição.

De acordo com a investigação, o preso seria militante do ELN desde 2005.

O governo de Juan Manuel Santos e a guerrilha, que tem cerca de 1.500 combatentes segundo estimativas oficiais, negociam a paz desde fevereiro, para superar meio século de conflito armado.

Com essas negociações, o governo busca a "paz completa", após assinar acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a principal e mais antiga guerrilha do continente.

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Colombo veta projeto que combatia roubo de cargas  https://t.co/g6s3MzCfYD #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEmpresa de Joinville oferece 30 vagas para jovens de 18 a 22 anos https://t.co/WSKP0Br0IL #LeianoANhá 4 horas Retweet
A Notícia
Busca