Reino Unido e UE definem prioridades e calendário de negociações do Brexit - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Bruxelas19/06/2017 | 14h59

Reino Unido e UE definem prioridades e calendário de negociações do Brexit

O Reino Unido e a União Europeia (UE) definiram, nesta segunda-feira, as prioridades e o calendário das discussões sobre a saída britânica do bloco, cuja próxima rodada de negociações acontecerá no dia 17 de julho.

"Hoje definimos datas, a organização e as prioridades das negociações", declarou o negociador europeu Michel Barnier durante uma coletiva de imprensa com o seu colega britânico, David Davis.

Neste primeiro momento, as negociações vão acontecer uma vez por mês a partir da semana de 17 de julho. As próximas datas definidas são 28 de agosto e 18 de setembro, de acordo com um comunicado do governo britânico, com a última data anunciada a de 9 de outubro.

Em relação a prioridades, os negociadores de ambos os lados concordaram em criar três grupos de trabalho sobre compromissos financeiros, direitos dos cidadãos e outros assuntos de divórcio, além de um diálogo sobre a fronteira entre a Irlanda do Norte e a Irlanda, detalha.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, deve apresentar aos outros líderes europeus a sua proposta sobre os direitos dos cidadãos que residem no Reino Unido durante a cúpula de quinta e sexta-feira em Bruxelas, indicou Davis, acrescentando que a proposta será publicada na segunda-feira.

O objetivo desta organização é alcançar progressos suficientes nas negociações do divórcio para fazer com que os outros 27 líderes da UE concordem em começar a discutir o futuro das relações entre as partes, o que poderia incluir um acordo de livre comércio, segundo Barnier.

"Um acordo justo é possível e muito melhor do que um não-acordo", declarou o político francês, depois que vários líderes britânicos, incluindo a própria May, defenderam a possibilidade de deixar o bloco sem acordo caso não se alcance um bom acordo.

Quase um ano depois da vitória do Brexit em um referendo, o Reino Unido e a UE começaram nesta segunda-feira a negociar a saída, a ser concretizada em março de 2019.

* AFP

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVitória contra o São Bento colocará o JEC no G-4 após 11 rodadas https://t.co/xFTYU8zpyJ #LeianoANhá 5 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGrávida de 37 semanas é morta a facadas em Palhoça https://t.co/R5h4Bwu7GT #LeianoANhá 6 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros