OEA não consegue fechar acordo sobre crise na Venezuela - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Cancún19/06/2017 | 22h20

OEA não consegue fechar acordo sobre crise na Venezuela

Os chanceleres da Organização dos Estados Americanos (OEA) não conseguiram, mais uma vez, chegar a um consenso sobre a declaração a respeito da crise política na Venezuela.

Em uma reunião em Cancún, no México, realizada em paralelo à Assembleia Geral desse organismo, os chanceleres puseram para votação um novo texto que havia sido discutido ao meio-dia, mas não conseguiram reunir os 23 votos - de 34 delegações - necessários. Houve 20 votos a favor, oito abstenções e cinco contra.

A sessão aconteceu na ausência da Venezuela, depois que sua chanceler, Delcy Rodríguez, retirou-se em protesto.

O projeto de declaração pede ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que reconsidere sua convocação para uma Assembleia Constituinte, que garanta o respeito aos direitos humanos e que trave um diálogo com a oposição mediado por um grupo de países.

Outra proposta apresentada por países caribenhos - que indicava a solução da crise do país sul-americano era um assunto de caráter interno - obteve 14 votos contra, oito a favor e 11 abstenções.

"É muito triste", disse Michael J. Fitzpatrick, chefe da delegação dos Estados Unidos, antes de se pronunciar a favor de uma proposta do chanceler mexicano, Luis Videgaray, de manter a reunião de consulta aberta.

"Enquanto formos incapazes de chegar a um acordo, nas ruas de Caracas e de outras cidades da Venezuela, hoje mesmo a violência e a repressão continuam", afirmou Videgaray.

Os ministros das Relações Exteriores abriram uma rodada de debate para determinar os próximos passos a seguir.

Esse encontro acontece antes da sessão de abertura da Assembleia Geral da OEA, em Cancún.

* AFP

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaQuase 300 ciclistas se envolveram em acidentes em Joinville até julho https://t.co/to6xB3tatl #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoinville tem avenidas e ruas duplicadas sem infraestrutura nos bairros https://t.co/OA5Xyb96BD #LeianoANhá 2 horas Retweet

Mais sobre

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros