Guarda Costeira saudita mata pescador iraniano - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Teerã17/06/2017 | 16h44

Guarda Costeira saudita mata pescador iraniano

A Guarda Costeira da Arábia Saudita matou neste sábado um pescador iraniano que teria entrado nas águas territoriais sauditas, anunciou um funcionário do ministério do Interior em Teerã.

"Dois barcos que estavam pescando no Golfo Pérsico se desviaram de sua rota. A Guarda Costeira saudita afirmou que estavam em suas águas territoriais e mataram um dos pescadores", disse Majid Aghababaie, diretor de fronteiras do ministério do Interior.

"Inclusive se os barcos entraram em águas sauditas, a Guarda Costeira não estava autorizada a atirar. Estamos verificando se os pesqueiros entraram efetivamente nas águas sauditas".

O incidente ocorre em meio à tensão na região do Golfo, particularmente entre Riad e Teerã, que romperam relações diplomáticas em janeiro de 2016.

Os Guardiães da Revolução, a tropa de elite do Irã, acusaram Riad de envolvimento nos atentados de 7 de agosto contra Teerã que deixaram 17 mortos, reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI).

Os atentados, contra dois locais altamente simbólicos - Parlamento e Mausoléu do Imã Khomeini - provocaram indignação no Irã, que acusou diretamente Riad de "apoiar grupos terroristas".

O Golfo Pérsico é ainda palco de uma crise diplomática desde que Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Barein e outros países romperam relações diplomáticas com o Catar, país que acusam de "apoiar o terrorismo" com o aval do Irã.

* AFP

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCorte de recursos impacta no atendimento da Maternidade Darcy Vargas de Joinville https://t.co/ZkXIq6z6XC #LeianoANhá 5 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPingo promete JEC ofensivo diante do São Bento, em Sorocaba https://t.co/7AQqW8bM58 #LeianoANhá 6 horas Retweet

Mais sobre

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros