Eleição na França: Macron mantém liderança em pesquisas a dois dias do segundo turno - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Corrida ao Palácio do Eliseu05/05/2017 | 10h49Atualizada em 05/05/2017 | 10h49

Eleição na França: Macron mantém liderança em pesquisas a dois dias do segundo turno

Candidato centrista e representante da extrema-direita, Marine Le Pen, encerram a campanha presidencial nesta sexta-feira (5)

Eleição na França: Macron mantém liderança em pesquisas a dois dias do segundo turno MLADEN ANTONOV/AFP
Foto: MLADEN ANTONOV / AFP
AFP
AFP

Com os últimos discursos e aparições públicas antes do segundo turno da eleição presidencial francesa, no próximo domingo (7), os candidatos de centro, Emmanuel Macron, e de extrema-direita, Marine Le Pen, finalizam a campanha nesta sexta (5). 

O encerramento oficial da corrida ao Palácio do Eliseu ocorrerá às 22h locais (pelo horário de Brasília, às 19h), a dois dias da votação. Conforme as últimas pesquisas, Macron segue na frente nas intenções de votos, com 61,5% contra 38,5% de Le Pen. 

Leia mais
Luiz Antônio Araujo: Eleição na França foi espetáculo sofrível
Entenda como será a eleição presidencial na França
Em vídeo, Obama declara apoio a Macron na eleição presidencial francesa

Nesta sexta, Le Pen foi recebida com gritos de "Marine, devolva o dinheiro!" na catedral de Reims, onde eram sagrados os reis da França. A candidata de extrema-direita é investigada por suspeita de empregar assistentes fictícios de seu partido no Parlamento Europeu. A visita de Le Pen a Reims não estava na agenda oficial.

Marine Le Pen deixa a catedral de Reims, após visita nesta sexta-feira (5) Foto: FRANCOIS NASCIMBENI / AFP

Alguns manifestantes vieram munidos com balões nas cores da União Europeia ou cartazes com os dizeres "fechemos a estrada para a extrema-direita".

Já Macron, após visitar o sudoeste da França, na quinta (4), esteve na catedral de Rodez, nesta sexta. Mantendo certa precaução oratória, o centrista afirmou que já escolheu o primeiro-ministro, "se for eleito", e que já trabalha na composição da equipe de governo.

Macron visitou a catedral de Rodez, nesta sexta-feira Foto: JOSÉ A. TORRES / AFP

Disputa árdua entre Macron e Le Pen

O período entre os dois turnos da eleição francesa foi particularmente áspero, atingindo o clímax na quarta-feira (4), durante um debate televisionado que se transformou em uma batalha verbal.

Com postura mais agressiva durante o debate, Le Pen perdeu três pontos no dia seguinte ao encontro, de acordo com uma pesquisa Elabe, em comparação com uma pesquisa anterior realizada entre 28 de abril e 2 de maio. Macron, ao contrário, ganhou três pontos.

A dois dias da votação, a participação potencial permanece relativamente baixa: apenas 68% dos entrevistados dizem que estão determinados a votar.

Agenda dos candidatos nesta sexta

Emmanuel Macron irá ao final da tarde para o norte da França, em Le Touquet, onde vai votar, no domingo, antes de voltar para Paris. Marine Le Pen, vai votar em seu reduto de Henin-Beaumont, também no norte. Nesta sexta-feira de manhã, ela se reuniu com líderes de um sindicato da polícia antes de ir para Reims.

Leia as últimas notícias de Mundo

*AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGrupo procura por homem que desapareceu na mata em Joinville https://t.co/o75qJgnCPP #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Acij recomenda vigilância aos atos dos bombeiros militares  https://t.co/DqXifwFDmG #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros