Trump diz que atentado terá 'grande efeito' na eleição francesa - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Washington21/04/2017 | 21h00

Trump diz que atentado terá 'grande efeito' na eleição francesa

O presidente americano Donald Trump advertiu nesta sexta-feira que o ataque em Paris reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI) "terá um grande efeito" na eleição presidencial da França.

"Outro ataque terrorista em Paris. O povo da França não vai aceitar muito mais disto. Terá um grande efeito sobre a eleição presidencial!", escreveu Trump no Twitter poucas horas depois de um atirador matar um policial na avenida Champs Elysées.

Horas depois, Trump disse à agência de notícias Associated Press que o ataque "ajudará provavelmente" à candidata de extrema direita Marine Le Pen porque "é a mais firme sobre as fronteiras e a mais firme sobre eventos recentes na França".

Depois do atentado, Le Pen, que encarna uma parte da onda populista na França, avaliou que "durante os dez anos sob os governos de direita e de esquerda tudo foi feito" para que a França perdesse a "guerra" contra o terrorismo.

Le Pen defendeu a necessidade de retomar "imediatamente" o controle das fronteiras dentro da União Europeia e de expulsar todos os estrangeiros com ficha na polícia por suposta radicalização.

"Esta guerra contra nós é incessante e impiedosa", disse a líder da Frente Nacional (FN), que condenou a "monstruosa ideologia totalitária" por trás do atentado.

O primeiro turno da eleição presidencial francesa acontecerá no domingo.

A França se encontra em estado de emergência e com o maior nível de alerta desde o início, em 2015, de uma onda de atentados terroristas, que matou mais de 230 pessoas.

mdo/fp/lr

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaTrecho da rua Dona Francisca em Joinville tem interdição total para obras até sexta-feira https://t.co/8W76WRRtwU #LeianoANhá 46 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaOperação combate o contrabando de cigarros em Santa Catarina https://t.co/fcZbcoaMTY #LeianoANhá 4 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros