Unesco torna charreada mexicana Patrimônio Imaterial da Humanidade - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Paris01/12/2016 | 10h09

Unesco torna charreada mexicana Patrimônio Imaterial da Humanidade

A charreada, uma arte equestre mexicana, foi declarada nesta quinta-feira Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, anunciou a organização com sede em Paris.

"O México acordará hoje com uma notícia extraordinariamente grata, positiva e alentadora", disse à AFP Francisco Javier López Morales, diretor de Patrimônio Mundial do Instituto Nacional de Antropologia e História e membro da delegação mexicana que defendeu a candidatura desta prática em Adis Abeba.

A Unesco defendeu a inscrição afirmando que a charreada é "um elemento importante da identidade e do patrimônio cultural das comunidades depositárias desta tradição e constitui para elas um meio de transmitir valores sociais importantes às novas gerações".

A charreada é considerada uma arte equestre e também um esporte no qual homens e mulheres mostram diante do público seu domínio do cavalo.

A decisão de inscrever esta prática mexicana foi tomada por um comitê intergovernamental, formado por 24 países signatários da Convenção da Unesco, reunido desde segunda-feira em Adis Abeba, capital da Etiópia.

meb/app/ma

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVazamento compromete abastecimento de água na zona Sul de Joinville https://t.co/Mlep9jmzlphá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSaavedra: Prefeitura de Joinville acumula R$ 9,4 milhões empenhados para gastos judiciais com saúde https://t.co/aIKQANbgvbhá 1 horaRetweet

Mais sobre

  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros