Rebeldes do Iêmen anunciam formação unilateral de governo - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Sanaa29/11/2016 | 00h08

Rebeldes do Iêmen anunciam formação unilateral de governo

Os rebeldes do Iêmen anunciaram nesta segunda-feira (28) ter formado unilateralmente um governo "de salvação nacional", enquanto o mediador da ONU tentava retomar os esforços de paz neste país arrasado por 20 meses de guerra.

Dirigido por Abdel Aziz Ben Babtur, esse governo de 42 membros pode causar revolta na cúpula do presidente Abd Rabo Mansur Hadi, em guerra contra os rebeldes xiitas huthis desde 2014.

O gabinete pode ser percebido como um sinal de desafio à ONU e a Washington, que insistem em "um governo de unidade nacional" integrado por rebeldes e por representantes do grupo de Hadi.

O novo Executivo foi fundado pelo Conselho Político Supremo, não reconhecido por nenhum país desde que os rebeldes e seus aliados - os partidários do ex-presidente Ali Abdala Saleh - anunciaram sua formação em agosto passado.

A medida foi realizada enquanto o mediador da ONU, Ismail Uld Sheikh Ahmed, iniciava, na semana passada em Mascate, consultas com os rebeldes.

O enviado da ONU disse que iria ao Kuwait para negociar uma retomada dos diálogos de paz nesse emirado, suspensos em agosto depois de três meses e meio de conversas malsucedidas.

Promovidos pela ONU, esses diálogos foram interrompidos após o anúncio unilateral dos rebeldes e de seus aliados de seu Conselho Político Supremo, apresentado como o órgão encarregado de dirigir o país.

Em 20 meses, a guerra no Iêmen deixou mais de 7.000 mortos e cerca de 37 mil feridos, segundo a ONU.

jj-mou/tm/ras/jvb/lmm./tt

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRepórter é consolado por mãe de goleiro da Chape, dona Alaíde, morto em tragédia https://t.co/axGmaiv7Ehhá 16 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRT @jec_online: No peito pra sempre! Jogadores do #JECFutsal terão símbolo da Chape na camisa no jogo contra Jaraguá #forçaChape https://t.…há 16 horas Retweet

Mais sobre

  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros