Moise vence eleição presidencial no Haiti no primeiro turno - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Porto Príncipe29/11/2016 | 04h13

Moise vence eleição presidencial no Haiti no primeiro turno

O empresário Jovenel Moise, o candidato apoiado pelo ex-presidente Michel Martelly, venceu a eleição presidencial do Haiti no primeiro turno, com 55,67% dos votos, de acordo com os resultados preliminares oficiais, divulgados na segunda-feira à noite.

O diretor do Conselho Eleitoral Provisório, Uder Antoine, anunciou que nas eleições de 20 de novembro Moise superou Jude Celestin, candidato do partido opositor LAPEH, que obteve 19,52% dos votos. Moise Jean Charles ficou em terceiro com 11,04% e Maryse Narcisse recebeu 8,99% dos votos.

Aos 48 anos, Jovenel Moise consegue um triunfo eleitoral em sua estreia na política. Empresário agrícola, ele entrou no cenário político haitiano no início de 2015, quando o presidente Martelly o escolheu para representar o partido PHTK.

Se um candidato recebe a metade mais um dos votos é declarado vencedor.

A lei haitiana dá o direito aos candidatos de impugnar os resultados das eleições presidenciais e legislativas nos tribunais antes da publicação do resultado final, em 29 de dezembro.

O país aguarda com tensão os resultados, após episódios de violência política, às vezes com mortes, na nação mais pobre das Américas, com uma história repleta de turbulências políticas.

O presidente interino Jocelerme Privert pediu calma antes do anúncio dos resultados eleitorais.

* AFP

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia'AN' testa o aplicativo Uber no primeiro dia de funcionamento em Joinville https://t.co/il68udAyxO https://t.co/6WUEYID981há 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVagner Mancini será o técnico da Chapecoense https://t.co/QEwIhlRC03há 9 horas Retweet

Mais sobre

  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros