José Serra: Fidel marcou profundamente a política cubana - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

 

Repercussão26/11/2016 | 18h20Atualizada em 26/11/2016 | 18h20

José Serra: Fidel marcou profundamente a política cubana

Ministro divulgou uma nota sobre a morte do líder cubano

José Serra: Fidel marcou profundamente a política cubana Adalberto ROQUE/AFP
Foto: Adalberto ROQUE / AFP
Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

O ministro de Relações Exteriores, José Serra, disse que Fidel Castro "marcou profundamente a política cubana e o cenário internacional". Em uma nota enviada à imprensa, o chanceler brasileiro diz que a trajetória do líder cubano "resume os dolorosos conflitos e contradições" do período e que nem sempre o "desenvolvimento e justiça social se conciliaram com o respeito aos direitos humanos e à democracia".

"Como dirigente máximo de seu país por cinco décadas, marcou profundamente a política cubana e o cenário internacional", cita a nota assinada por Serra. "Entra para a história como uma das lideranças políticas mais emblemáticas do século XX. Não é possível entender a história de nosso continente sem referência a Fidel, suas ideias e ações à frente da revolução cubana e do governo de seu país".

Leia mais:
Qual o futuro de Cuba sem Fidel?
Líderes mundiais comentam morte de Fidel Castro 

Apesar de destacar a importância histórica de Fidel, o comunicado nota que a trajetória do líder cubano nem sempre respeitou alguns valores. "Sua trajetória resume os dolorosos conflitos e contradições de um período histórico conturbado, no qual ideais de desenvolvimento e justiça social nem sempre se conciliaram, em nossa região, com o respeito aos direitos humanos e à democracia", diz Serra.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGasolina, pizza, BMW e produtos de 70 lojas serão vendidos sem impostos nesta quinta-feira, em Joinville https://t.co/waNmkynw9s #LeianoANhá 6 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMoradores contam com rede solidária na prevenção de crimes em Joinville https://t.co/dbRFEmq2S1 #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca