EUA enviam embaixador e assessor de Obama para funeral de Fidel - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Washington29/11/2016 | 16h17

EUA enviam embaixador e assessor de Obama para funeral de Fidel

Os Estados Unidos decidiram não mandar uma delegação presidencial para os funerais do líder cubano Fidel Castro e só serão representados por um alto assessor de Barack Obama e pelo embaixador em Havana, informou nesta terça-feira a Casa Branca.

"O presidente decidiu não enviar uma delegação presidencial para assistir ao funeral", disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

A delegação americana se limitará ao assessor de Segurança Nacional, Ben Rhodes, e ao chefe da missão diplomática em Cuba, Jeff DeLaurentis.

Rhodes foi fundamental no processo de aproximação anunciado em dezembro de 2014 entre os Estados Unidos e Cuba, e que viu no ano passado o restabelecimento das relações diplomáticas, rompidas desde 1961, entre os antigos inimigos da Guerra Fria.

A Casa Branca anunciou na segunda-feira que Obama - que no início deste ano realizou uma viagem história à Cuba - não participaria das homenagens póstumas feitas para o pai da Revolução Cubana.

Cuba realiza nesta terça-feira uma cerimônia das massas para qual foram convidados líderes e personalidades de todo o mundo para se despedirem de Fidel, falecido na última sexta-feira aos 90 anos.

O perfil discreto da representação americano responde à relação "um tanto complicada" que ainda existe entre ambos os países, assinalou Earnest.

"Há muitos aspectos da relação entre EUA-Cuba que foram caracterizados por muitos conflitos e agitação, não apenas durante o regime de Castro", apontou o porta-voz, destacando a preocupação de Washington sobre como o "governo cubano opera" em matéria de direitos humanos.

O governo americano espera expressar respeito, ao mesmo tempo em que ressalta seu apoio para continuar aprofundando as relações bilaterais com a ilha socialista, mas deixando claro as diferenças entre ambos os países.

"Essa é a maneira mais apropriada", concluiu Earnest.

rsr/spc/cb/mvv

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConheça os principais sintomas da meningite e as formas de prevenção https://t.co/mvXLrO5PTV #LeianoANhá 20 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSaavedra: mais R$ 1 milhão para a reforma da rodoviária de Joinville https://t.co/d7IRNZXPEe #LeianoANhá 3 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros