Descobertas no Iraque mais duas fossas comuns, agora com 18 corpos - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Erbil27/11/2016 | 18h29

Descobertas no Iraque mais duas fossas comuns, agora com 18 corpos

Duas fossas comuns, com os corpos de 18 membros da minoria yazidi, alvo dos ataques do grupo Estado Islâmico (EI), foram descobertas no norte do Iraque - anunciou uma autoridade local neste domingo (27).

Ambas as valas ficam no povoado de Um al-Shababik, na região de Sinjar, entre Mossul e a fronteira síria, declarou o prefeito de Sinjar. Em cada fossa, que têm uma distância de cerca de 150 metros entre si, havia nove corpos.

Segundo o prefeito, chega a 29 o número de fossas comuns encontradas desde que as forças que combatem o EI retomaram a cidade de Sinjar no ano passado. A localidade concentra a maioria yazidi de origem curda.

Pelo menos 1.600 cadáveres estão enterrados nessas fossas, relata o prefeito.

Seguidores de uma religião monoteísta pré-islâmica, os yazidis são considerados hereges pelo EI, que executa seus homens e transforma as mulheres em escravas sexuais.

Em março de 2015, a ONU classificou os ataques do Estado Islâmico contra os yazidis no Iraque como "tentativa de genocídio", pedindo a intervenção do Tribunal Penal Internacional (TPI).

Segundo os líderes dessa minoria, até três mil mulheres yazidis estariam nas mãos dos extremistas.

str-ac/dab/nbz/gm/pa/tt

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAcidente entre três veículos bloqueia trânsito na BR-280, em Araquari https://t.co/Zn9qoTxd98 https://t.co/5tLiPddq4Yhá 4 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDelegado deve concluir inquérito sobre chacina em Joinville em até 30 dias https://t.co/sZOLZeqvB0 https://t.co/dr9cGk1c9Chá 6 horas Retweet

Mais sobre

  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros