Orbital ATK lança nave não tripulada para abastecer Estação Espacial - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Washington17/10/2016 | 23h57

Orbital ATK lança nave não tripulada para abastecer Estação Espacial

A companhia americana aeroespacial Orbital ATK lançou seu foguete Antares com sucesso, nesta segunda-feira (17), para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS), em sua primeira missão desde o acidente sofrido em outubro de 2014.

A nave não tripulada Cygnus decolou do centro espacial situado na ilha de Wallops, no estado da Virgínia (leste dos EUA), às 19h45 locais (21h45, no horário de Brasília), carregada com 2,3 toneladas de materiais para os astronautas da ISS.

Os vários estágios do foguete se separaram cinco minutos após o tiro, tal como estava previsto, e a Cygnus alcançou a órbita pouco depois, em uma operação transmitida ao vivo pela Agência Espacial Americana (NASA).

"Concluída a separação do Cygnus", disse um responsável da Orbital ATK em meio aos aplausos do pessoal do controle da missão.

A operação estava prevista para domingo à noite, mas foi adiada por 24 horas devido a um cabo defeituoso nos equipamentos de terra, informou um porta-voz da Nasa.

O foguete deve chegar à ISS na quinta-feira (20) e atracar no módulo Unity da estação orbital com a ajuda do braço robótico. A nave permanece acoplada à estação espacial até novembro.

Dezenas de experiências científicas serão realizadas na ISS com o material e equipamentos levados por Cygnus, incluindo um experimento sobre a queima de combustível a temperaturas muito baixas e sem chama visível.

Está previsto também uma segunda experiência com fogo, esta a bordo do Cygnus, para estudar sua propagação na ausência de gravidade e proteger melhor as tripulações de incêndios em futuras missões espaciais.

Cygnus permanecerá acoplada à Estação Espacial até novembro.

ksh/spc/fj/tt/lr

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoinvilense ganha quase R$ 1 milhão em aposta na Lotofácil https://t.co/m1zlCP6xes https://t.co/exHcidw8sXhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: OAB de Joinville vai pedir suspensão do projeto que autoriza entrada do Uber na cidade https://t.co/ZAae2Kihjdhá 2 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros