ONU reafirma apoio ao processo de paz na Colômbia - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Nações Unidas18/10/2016 | 21h17

ONU reafirma apoio ao processo de paz na Colômbia

A ONU continuará apoiando o processo de paz na Colômbia e poderá supervisionar o cessar-fogo bilateral entre o governo e as Farc, informou nesta terça-feira o presidente do Conselho de Segurança, o embaixador russo Vitali Churkin.

O diplomata comentava o pedido de Bogotá e da guerrilha marxista "para que a missão da ONU vigie e verifique o cessar-fogo bilateral", apesar do fracasso do referendo para aprovar o acordo de paz.

O Conselho aguarda as recomendações do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre o mandato da missão na Colômbia.

Churkin disse que o Conselho estimula os protagonistas para que "mantenham o impulso do processo de paz" e "reafirma seu pleno apoio a estes esforços".

O Conselho "não necessariamente" deve aprovar uma nova resolução, explicou Churkin. Basta que Ban lhe transmita por carta "recomendações sobre a missão da ONU na supervisão do cessar-fogo".

Prevendo a aprovação do acordo de paz no referendo do dia 2 de outubro na Colômbia, a ONU elaborou uma missão integrada por 450 observadores militares, que ficaria encarregada de verificar a entrega das armas por parte da guerrilha.

Mas para a surpresa geral, os colombianos rejeitaram o acordo por 50,2% dos votos, em um referendo marcado por uma abstenção de 62%.

avz/sha/lr

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia"Não houve sofrimento nem gritaria, apenas o impacto", diz sobrevivente a médico da Chapecoense https://t.co/xNF3LIKAMghá 29 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoinvilenses se mobilizam em protesto contra a corrupção https://t.co/wfA4nx5Tgohá 1 horaRetweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros