Obama promete apoio a Guterres na ONU - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Washington19/10/2016 | 00h17

Obama promete apoio a Guterres na ONU

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou nesta terça-feira o próximo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, por sua recente eleição, e prometeu que Washington seguirá trabalhando em estreita colaboração com o organismo.

Em telefonema, Obama também destacou ao ex-premier português, que assumirá como secretário-geral no dia 1° de janeiro, a importância de se reformar a ONU, para "garantir a manutenção de uma paz eficaz e responsável".

"O presidente confirmou nossa contínua assistência aos esforços das Nações Unidas para fazer frente a uma ampla gama de desafios globais, incluindo a mudança climática, a emigração forçada, o desenvolvimento sustentável, a não proliferação de armas, a ajuda humanitária, a prevenção dos conflitos, a manutenção da paz e a promoção dos direitos humanos".

Obama "reforçou a importância de se fortalecer os esforços de reforma das Nações Unidas, incluindo a garantia da manutenção de uma paz eficaz e responsável, e do fortalecimento e modernização das instituições da ONU".

Guterres, de 67 anos, substituirá o sul-coreano Ban Ki-moon, um diplomata que dirigiu a ONU por uma década.

mdo/mdl/lr

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia"Não houve sofrimento nem gritaria, apenas o impacto", diz sobrevivente a médico da Chapecoense https://t.co/xNF3LIKAMghá 29 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoinvilenses se mobilizam em protesto contra a corrupção https://t.co/wfA4nx5Tgohá 1 horaRetweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros