Imigrantes se revoltam em centro de acolhimento em Madri - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Madri18/10/2016 | 23h45

Imigrantes se revoltam em centro de acolhimento em Madri

Dezenas de imigrantes recolhidos a um centro para estrangeiros em Madri iniciaram na noite desta terça-feira uma revolta, subindo no telhado do prédio, informou uma porta-voz da prefeitura.

"Não conhecemos o número exato, mas 30 ou 40 subiram no telhado e a polícia está no local tentando uma mediação", declarou a porta-voz.

Segundo a imprensa, a revolta no Centro de Internamento de Estrangeiros (CIE) do bairro de Aluche, no sul da capital espanhola, teve início às 22H00 local (18H00 Brasília).

O jornal El País informou que os estrangeiros taparam as câmeras de segurança no interior do prédio, antes de quebrar móveis e abrir caminho para chegar ao telhado.

Segundo a porta-voz, o incidente não deixou feridos.

A prefeita de Madri, Manuela Carmena, declarou que está disposta a tentar uma mediação.

O vereador Javier Barbero denunciou que estes centros para estrangeiros são "instituições falidas", e que a prioridade nesta situação "é a saúde e os direitos humanos das pessoas".

Ao menos 6.500 pessoas passaram em 2015 pelos sete centros de internamento de estrangeiros que existem na Espanha, segundo um relatório elaborado em setembro pelo Serviço Jesuíta para Migrantes (SJM).

Os centros abrigam essencialmente estrangeiros sem visto de permanência que estão para ser expulsos do país, mas o SJM registrou pessoas doentes, vítimas de tráfico de pessoas, menores e solicitantes de asilo.

mck-emi/lr

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJovem de 24 anos é morto a tiros na zona Norte de Joinville https://t.co/NVHjEeMLQChá 9 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoinvilense ganha quase R$ 1 milhão em aposta na Lotofácil https://t.co/m1zlCP6xes https://t.co/exHcidw8sXhá 12 horas Retweet

Mais sobre

  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros