Alexandre Couillon, chef do ano na França, segundo guia Gault & Millau - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Paris19/10/2016 | 08h03

Alexandre Couillon, chef do ano na França, segundo guia Gault & Millau

Alexandre Couillon, chef do restaurante "La Marine" de Noirmoutier, no oeste da França, foi designado nesta quarta-feira "cozinheiro do ano" neste país pelo guia Gault & Millau, cuja edição 2017 introduziu uma nova categoria "efêmera" que recompensa a gastronomia informal.

Couillon, cujo restaurante também tem duas estrelas no guia Michelin - o outro árbitro francês da boa mesa -, recentemente foi objeto de um documentário na série do Netflix "Chef's table".

O chef francês, de 40 anos e que em 1999 assumiu os fogões do restaurante familiar instalado em Noirmoutier, cozinha junto a sua esposa pratos à base de produtos locais deste balneário situado em uma ilha da costa Atlântica francesa.

O peixe provém diretamente do porto, localizado em frente ao restaurante, as verduras da horta do chef e as ostras de um produtor local.

Os outros premiados do Gault & Millau são Thomas Brieu, designado Sommelier do ano por seu trabalho na brasserie "A 4 Temps" de Carcassonne (sul), enquanto Nina Métayer ("Grand Restaurant" de Jean-François Piège em Paris) é a chef pâtissier (de pastelaria) do ano, título que já havia ganhado da revista Le Chef.

O guia Gault & Millau selecionou no total 3.800 restaurantes para sua edição impressa, enquanto a edição digital inclui 5.000 mesas da França.

* AFP

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSenado adia sessão para esperar decisão do STF sobre afastamento de Renan Calheiros https://t.co/ykBgXcQeDVhá 42 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAO VIVO: STF decide se mantém ou afasta Renan Calheiros da presidência do Senado https://t.co/iOIfkAQjbehá 1 horaRetweet

Mais sobre

  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros