Praia de Balneário Piçarras recebe certificação internacional 'Bandeira Azul' - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Verão08/11/2018 | 12h21Atualizada em 08/11/2018 | 15h48

Praia de Balneário Piçarras recebe certificação internacional 'Bandeira Azul'

Rótulo atesta qualidade das praias brasileiras e apenas nove cidades foram certificadas no País para a temporada de verão de 2018/2019; Título é aposta para aumentar visita de veranistas

Praia de Balneário Piçarras recebe certificação internacional 'Bandeira Azul' Cleiton Reinert/Prefeitura Divulgação
Praia de Balneário Piçarras recebe certificação internacional 'Bandeira Azul' Foto: Cleiton Reinert / Prefeitura Divulgação

Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, será uma das únicas cidades do País a ter a certificação ‘Bandeira Azul’ para a temporada de verão 2018/2019. O reconhecimento do programa internacional, que promove a certificação ambiental para praias, marinas e embarcações, eleva as expectativas do município para a atração de turistas no veraneio.

SC terá seis praias certificadas com Bandeira Azul neste verão

Balneário Camboriú hasteará a Bandeira Azul em 15 de dezembro

Além da Praia de Piçarras, apenas outras seis praias e cinco marinas brasileiras, bem como uma embarcação de turismo sustentável são detentoras do título. A certificação é dada para as praias participantes do Programa Bandeira Azul que atendem os critérios estabelecidos pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education).

A definição das 15 bandeiras que serão hasteadas no Brasil nesta temporada ocorreu em uma reunião realizada em Copenhague, na Dinamarca, e considera os altos padrões de qualidade exigidos pela entidade: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Dentre as certificações brasileiras, sete são de Santa Catarina.

De acordo com secretária de Turismo de Balneário Piçarras, Susan Corrêa, a bandeira azul de Balneário Piçarras deverá ser hasteada em dezembro, ainda no início da temporada. 

— Para atingir esse resultado, o governo municipal tem investido bastante na qualidade da praia e em demandas de infraestrutura, como a colocação de banheiros públicos, o aumento no número de lixeiras, sinalização e a aquisição de uma saneadora que faz uma limpeza mais eficiente da areia — aponta.

O investimento também corrobora para a perspectiva de aumentar a atração turística local, uma vez que a praia tem balneabilidade garantida há mais de cinco anos. Conforme a Secretaria de Turismo, a expectativa é de que o movimento na temporada atinja o mesmo nível da última temporada, que recebeu cerca de 100 mil visitantes (temporada 2017/2018), número aproximadamente 25% maior que em 2016.

Atrativos

— A cidade tem investido em divulgação e promoção do destino, bem como no trade turístico, com treinamento do pessoal, surgimento de novos negócios na cidade e ampliações. Para a temporada devemos ter engajamento no setor de esportes na praia e atividades de bem-estar e saúde, shows e programações infantis e voltadas à família.

A explanação da secretária de Turismo de Balneário Piçarras considera, principalmente o perfil do público que visita as praias do município, em sua maioria rodoviários que passam pela cidade ou moradores próximos, em um raio de cerca de 200 quilômetros. Tida como local de maior movimento durante a temporada, a Praia Central terá oito postos de salva-vidas ao longo da orla e aumento no número de dias de limpeza. Outra novidade é a pintura das cerca de 80 lixeiras instaladas no calçadão, feitas por artistas plásticos locais com o tema marinho e do meio ambiente.

Confira as praias, marinas e embarcação que garantiram a Bandeira Azul no Brasil:

Praias:

· Praia do Tombo, Guarujá (SP);
· Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC),
· Praia de Ponta de Nossa Senhora, Salvador (BA)
· Praia do Peró, Cabo Frio (RJ)
· Praia de Piçarras, Balneário Piçarras (SC)
· Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú (SC)
· Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú (SC)

*As praias Grande e de Palmas, de Governador Celso Ramos (SC) haviam sido contempladas, mas o município abriu mão de hastear a Bandeira Azul

Marinas:

· Marinas Costabella, Angra dos Reis (RJ),
· Marinas Nacionais, Guarujá (SP).
· Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis (SC)
· Marina Kauai, Ubatuba (SP)
· Marina Tedesco, Balneário Camboriú (SC)

Operadores de Embarcações de Turismo Sustentável:
· Água Viva Mergulho, Florianópolis (SC)

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPolícia Militar realiza operação ostensiva em Joinville https://t.co/E4pB9vetD5 #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPolícia Militar realiza operação ostensiva em Joinville e região https://t.co/jqPcK8MtEN #LeianoANhá 3 horas Retweet
A Notícia
Busca