Morre Amandos Finder, que deu nome ao Morro do Finder, em Joinville - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Obituário04/10/2018 | 15h37Atualizada em 04/10/2018 | 18h29

Morre Amandos Finder, que deu nome ao Morro do Finder, em Joinville

Ele ajudou na ocupação do bairro Iririú nos anos 1970 e foi vereador por quatro mandatos, em uma época em que o trabalho era voluntário

Morre Amandos Finder, que deu nome ao Morro do Finder, em Joinville Pena Filho/Agencia RBS
Amandos era apaixonado pela natureza e construiu o parque do Morro do Finder com as próprias mãos Foto: Pena Filho / Agencia RBS

Morreu nesta quarta-feira, 3 de outubro, o ex-vereador joinvilense Amandos Finder. Ele tinha 94 anos e uma história de dedicação à cidade na segunda metade do século 20. Também foi comerciante e músico, e colaborou na migração de moradores de outras cidades para Joinville nos anos 1970, no período de grande demanda por funcionários para as indústrias da cidade. O velório está ocorrendo e o sepultamento será às 16 horas desta quinta-feira.

Amandos nasceu em 1924, no atual bairro Cubatão, exatamente no local onde hoje está situada a pista do Aeroporto de Joinville. Na época, a região era formada por árvores e ele cresceu aprendendo a amar a natureza. Na adolescência, foi morar com uma irmã na Estrada Dona Francisca. Foi lá que conheceu seu grande amor: ele tinha 15 anos quando conheceu Irma, com quem casou aos 19 anos e teve dois filhos: Nelson e Válter.

O joinvilense contava que nunca quis ser empregado e, por isso, ainda jovem, adquiriu o Salão Cometa, palco dos primeiros bailes do bairro Iririú. Ele também fundou a Jazz Cometa Band, a Sociedade Alvorada e o Juventus Futebol Clube. Quando vendeu o salão, abriu o Bar e Sorveteria Cometa e passou a trabalhar no loteamento e venda de terrenos do bairro Iririú. 

Por quatro legislaturas, Amandos foi vereador. Ele lembrava que, além do cargo não ser remunerado e as reuniões ocorrerem apenas à noite, era necessário ir de bicicleta aos bairros verificar as reclamações dos moradores. 

 Caras de Joinville - Amandos Finder dono do antigo bar Cometa e da área do morro que virou parque e leva o seu nome
Quando ainda era o proprietário das terras que hoje são chamadas de Morro do FinderFoto: Pena Filho / Agencia RBS

Quando descobriu que alguns de seus lotes não poderiam ser vendidos por causa da Lei da Cota 40, e, sentindo que o local tinha potencial, resolveu construir o Parque Florestal Bela Vista, onde os joinvilenses passavam o final de semana fazendo trilhas, piqueniques ou descansando. 

Em 1993, Amandos ofereceu as terras à Prefeitura, que assumiu o local e criou o Parque Morro do Finder. Em 2007, um Centro de Educação Infantil foi batizado com seu nome. 

Leia mais:
Criada área de preservação do Morro do Iririú em Joinville
Conheça a história do homem que deu nome e vida ao Morro do Finder

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPoliciais que investigavam homicídio flagram roubo e prendem homem em Joinville https://t.co/UGDqa6H9gN #LeianoANhá 55 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEm crise, JEC joga pela sobrevivência na Copa Santa Catarina https://t.co/uO5xoQe97v #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca