Faltam dois meses para o desligamento do sinal analógico de TV em 13 cidades de SC - Geral - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Televisão05/10/2018 | 10h48Atualizada em 05/10/2018 | 14h09

Faltam dois meses para o desligamento do sinal analógico de TV em 13 cidades de SC

Cerca de 60% das mais de 60 mil pessoas com direito ao Kit Gratuito de TV Digital em oito cidades do Norte e cinco do Vale do Itajaí ainda não adquiriram o equipamento

Faltam dois meses para o desligamento do sinal analógico de TV em 13 cidades de SC Salmo Duarte/A Notícia
Tadeu André tem uma TV de tubo em casa e adquiriu o kit gratuito, fazendo a transição do sistema analógico para o digital Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Faltando dois meses para o desligamento do sinal analógico de televisão em 13 cidades de Santa Catarina, oito delas no Norte Catarinense, cerca de 60% das mais de 60 mil pessoas que têm direito ao Kit Gratuito de TV Digital nesses municípios ainda não adquiriram o equipamento. O incentivo é destinado aos beneficiários de programas sociais do Governo Federal, que disponibiliza antena e conversor digital aos moradores que não têm o aparelho integrado ao televisor ou já tenha adquirido o sistema.

Tudo o que você precisa saber sobre a migração do sinal analógico para o sinal digital

Em 5 de dezembro, o sinal antigo será integralmente substituído nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Araquari, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Blumenau, Luiz Alves, Gaspar, Indaial e Pomerode. Na data elas se juntam a um grupo de mais de 1,3 mil cidades brasileiras que até dezembro devem ter completado a transição para a televisão digital no Brasil.

Para essas cidades, assim que o sinal analógico de TV for desligado, toda a programação dos canais abertos transmitidos neste sistema deixará de ser exibida. O sinal será disponibilizado apenas no modo digital e é necessário que as residências estejam preparadas para recebê-lo (com antena digital e TV apta a receber o sinal digital).

De acordo com a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal no País, com a modernização o objetivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é liberar a faixa de 700 MHz, hoje ocupada por canais de TV aberta. O intuito é usar essa radiofrequência para expandir a oferta de internet 4G e ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia móvel.

Instalação Premiada

Para completar a entrega dos kits gratuitos às famílias que têm direito ao equipamento, a Seja Digital está realizando uma série de mobilizações em prol da digitalização televisiva na Região. Uma delas é a promoção ‘Instalação Premiada’, na qual podem participar os listados pelo Governo Federal e que retirarem e instalaram o kit até 4 de dezembro. Ao todo são oito prêmios de R$ 2 mil em cartão pré-pago.

O joinvilense Tadeu André é um dos cadastrados no programa que além de já ter migrado o sinal de TV do analógico para o digital, foi sorteado na promoção.  Usuário de uma TV antiga, ele ficou sabendo que teria que trocar o sistema de transmissão enquanto assistia a programação. Ele foi até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Joinville e efetuou a troca. Um mês depois, no dia 12 de setembro, foi contemplado pela iniciativa e foi o primeiro sorteado por aderir ao padrão digital.

— O prêmio foi importante, mas o melhor foi o ganho que tive com a própria TV. Depois da troca, a imagem é fora de série, limpa, colorida e elegível. Bem diferente de antes, quando tinha muita interferência e chuvisco — diz Tadeu.

Digitalização

Em Joinville e cidades próximas já foram 12.725 kits retirados, 41% do total disponível. Já nos clusters regionais de Blumenau e de Jaraguá do Sul, foram entregues 6.834 (37%) e 4,291 kits (35%) até o início desta semana, respectivamente.

Conforme Cheila Zortéa, gerente regional da Seja Digital, a média de retiradas está abaixo do planejado e a preocupação é que boa parte da população dessas três regiões fique sem acesso à programação - Em Jaraguá do Sul, 23% dos que assistem televisão ainda usam sinal analógico, em Joinville as médias são parecidas, de 19% e 18%, nessa ordem. 

As incertezas da população sobre a adoção do sistema digital estão entre as possíveis motivações para que mais da metade dos telespectadores com o direito ao kit grátis ainda não tenha feito a troca.

 
A Notícia
Busca