Confira a programação do aniversário do 62º Batalhão de Infantaria, em Joinville - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Agenda01/10/2018 | 08h00Atualizada em 01/10/2018 | 17h18

Confira a programação do aniversário do 62º Batalhão de Infantaria, em Joinville

Eventos são promovidos para celebrar mês de aniversário de 225 anos do batalhão no Brasil e o centenário da instalação na cidade

Confira a programação do aniversário do 62º Batalhão de Infantaria, em Joinville 62º BI/Divulgação
A sede do batalhão está na região central da cidade, no bairro Atiradores Foto: 62º BI / Divulgação

Outubro é marcado pelo aniversário de criação do 62º Batalhão de Infantaria (62º BI) que completa 225 anos de história no Brasil no próximo dia 23 de outubro. Para celebrar a importante data, "O Nosso Batalhão" preparou uma programação especial durante o mês, com o objetivo de reforçar os laços com a sociedade joinvilense. As ações recordam ainda o centenário da chegada do batalhão a Joinville, ocorrida em 10 de março de 1918.

De acordo com o comandante do 62º BI, tenente-coronel Reinaldo Sótão Calderaro, o objetivo de juntar as duas comemorações tem como objetivo principal abraçar a cidade.

– O Nosso Batalhão também é de Joinville e há 100 anos vem recebendo contribuições de brasileiros, civis e militares, na construção do que nós temos hoje. Então, este não é um batalhão de infantaria comum, ele tem uma alma e um laço muito característico com os cidadãos joinvilenses mais velhos, que queremos reforçar. Ao mesmo tempo, a cidade se tornou mais cosmopolita, e também com esta abertura queremos aproximar e apresentar o batalhão para aqueles que chegaram há pouco – salienta.

Ao menos três eventos especiais devem envolver a comunidade ao longo do mês, incentivando a prática esportiva e a cultura local, bem como abrir a sede do 62º BI ao público.

Confira a programação:

Dia 11:  uma solenidade reservada vai condecorar, com diploma e uma medalha referente aos cem anos do batalhão em Joinville, cerca de 60 pessoas e empresas da cidade que contribuíram com o 62º BI em sua história.

Dia 14, às 7 horas: chamada de Corrida do Centenário, uma ação gerenciada por uma empresa esportiva em conjunto com o Batalhão será realizada para crianças, jovens, adultos e idosos, a partir das 7h da manhã em frente ao batalhão, na rua Ministro Calógeras (nº 1.200), no Atiradores. A participação tem taxa de R$ 45 e inclui a inscrição nas atividades, além de camiseta, medalha e água para os participantes. 

Haverá corrida kids, além de um percurso de caminhada de três quilômetros, e duas modalidades de corrida, com trajetos de cinco e de dez quilômetros. A ação deve percorrer as principais vias centrais da cidade e conta com apoio da Guarda Municipal e da Prefeitura de Joinville.

Dia 20, às 19h30: com objetivo de promover cultura à Cidade da Dança, a Expoville recebe nesse dia, a partir das 19h30, uma apresentação especial da orquestra sinfônica do Exército Brasileiro. A vinda da banda ao Sul do País ocorre pela primeira vez e é um investimento do Exército Brasileiro em honra ao aniversário do 62º BI. 

Ao todo, são 100 músicos que farão um show com entrada franca para a comunidade. Para incentivar o público a participar, haverá linha de ônibus ligando o batalhão à Expoville especialmente para o evento.

 Dia 23, a partir das 9 horas: o 62º BI abre as portas da sede à população em seu aniversário. Às 9h, haverá solenidade de formatura, que consiste em uma parada militar. Posteriormente, o público será convidado a visitar uma exposição que contará com viaturas antigas e carros de combate de última geração pertencentes ao Exército, entre eles, sete equipamentos blindados. 

Na sequência, será inaugurada a Praça do Centenário, que materializa um abraço da Associação de Oficiais da Reserva ao batalhão. Também haverá a colocação de itens simbólicos do momento atual em uma cápsula do tempo que será aberta daqui a 25 anos.


 
A Notícia
Busca