Jornalista lança obra que reúne histórias sobre a passagem do tempo em Joinville - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Cultura03/09/2018 | 14h42Atualizada em 03/09/2018 | 14h42

Jornalista lança obra que reúne histórias sobre a passagem do tempo em Joinville

O livro de jornalismo literário reflete sobre ofícios e experiências que são alheios à velocidade do mundo contemporâneo

Jornalista lança obra que reúne histórias sobre a passagem do tempo em Joinville Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Katherine Funke é jornalista, escritora e editora e foi contemplada pela Bolsa Funarte de Criação Literária Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

A jornalista Katherine Funke lança nesta quinta-feira, 6 de setembro, às 20 horas, na Casa 97, em Joinville, o livro "Sem pressa". Com 116 páginas, a obra traz sete reportagens escritas com recursos literários sobre ofícios que, de algum modo, levam em consideração a passagem do tempo: fabricar pandeiros artesanais ou fotografar animais na África, por exemplo. 

"Sem pressa" terá distribuição gratuita. Produzido com Bolsa Funarte de Criação Literária, o conteúdo chega ao público em tiragem de 500 exemplares e com ilustrações da joinvilense Meryl Dith. O projeto é realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017.

O livro foi escrito por Katherine Funke quase oito anos atrás e seguiu amadurecendo ao longo dos anos. 

— As histórias ficaram fermentando como um bom vinho — diz a autora — Relendo os textos, percebi que essa demora para lançar em livro fez decantar os sentidos, os significados e as potências de cada história."

Circulação

Ainda em setembro, o projeto circula em Joinville e Florianópolis. No dia 13 de setembro, às 19h30, no Teatro do Sesc Joinville, uma roda de conversa em torno do conteúdo do livro reúne alguns pensadores das fronteiras – e cruzamentos – entre jornalismo (documento) e arte (literatura). Participam da conversa o cineasta Anderson Dresch Dias Correa, o escritor Antonio Pokrywiecki, o doutor em Literatura Edson Burg, a jornalista e doutora em Ciências da Linguagem Marília Crispi de Moraes e a doutora em Literatura Taiza Mara Rauen Moraes.

No dia 15 de setembro, das 14 às 17 horas, também no Sesc Joinville, haverá uma oficina gratuita de criação literária. Em Florianópolis, o lançamento de "Sem pressa" será no dia 21 de setembro, a partir das 20 horas, no Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza, com mais uma oficina gratuita, a ser realizada no mesmo dia, entre 16 e 19 horas.

As inscrições para as oficinas abrem no dia 1º de setembro e podem ser feitas pelo e-mail editoramicronotas@gmail.com. Para cada turma, serão 20 vagas.

Como vinho

"Sem pressa" traz sete histórias: a trajetória da Oficina de Pandeiros de Tamima Brasil; a percepção de Stella Caymmi, neta de Dorival Caymmi, sobre a velocidade do tempo; a aventura cósmica dos chocolates produzidos, do cacau à barra, pela Amma Chocolate; o dia a dia do restaurante slow food de Patricia Helena Dias; a lenta restauração de objetos de cerâmica recuperados em navios naufragados pelo Museu Náutico da Bahia; um perfil do fotógrafo Christian Cravo, logo depois de seu retorno da África, após um período no Haiti, e outro do cineasta Bernard Attal, diretor de "A Coleção Invisível", filme baseado em um conto de Stefan Zweig.

O prefácio da publicação é da jornalista e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Nadja Vladi – que já confirmou presença no lançamento em Joinville – e orelha assinada pelo escritor e editor Daniel Rosa dos Santos. O design é de Pierre Themotheo e as traduções de poesias de Charles Baudelaire foram feitas pelo escritor Flávio Dias.

Nascida em Joinville e radicada em Salvador no período 2003-2013, Katherine voltou a Santa Catarina para escrever o romance Viagens de Walter em projeto de residência artística selecionado pela Bolsa Interações Estéticas, da Funarte. De volta à cidade natal, fundou a Micronotas no ano passado e segue publicando projetos autorais, como o livro de poesias "Lucida Sans", lançado em tiragem artesanal limitada, e o conto "Coração de galinha", cuja versão em alemão foi publicada pela editora Klaus Wagenbach, de Berlim.

Agende-se:
O quê: lançamento do livro "Sem pressa", de Katherine Funke
Quando: 6 de setembro, quinta-feira, às 20 horas
Onde: Casa 97, rua Arco-íris, 97, bairro Iririú
Quanto: Gratuito

Agenda de circulação do projeto

13 de setembro (quinta-feira) – roda de conversa no Teatro do Sesc Joinville às 19h30 horas (rua Itaiópolis, 470, América)

15 de setembro (sábado) – oficina gratuita de criação literária no Sesc Joinville, das 14 às 17 horas (rua Itaiópolis, 470, América)

21 de setembro (sexta-feira) – lançamento e oficina de criação literária no Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza. A oficina será das 16 às 19 horas e lançamento em seguida, às 20 horas (Rodovia Gilson da Costa Xavier, 942 - Sambaqui, Florianópolis)

As inscrições para as oficinas literárias abrem no dia 1º de setembro e podem ser feitas pelo e-mail editoramicronotas@gmail.com. Os interessados devem enviar nome completo, data de nascimento e duas linhas de resposta para a pergunta: "Por que você quer fazer esta oficina?" 


 
A Notícia
Busca