Araquari passa a contar com atendimento 24 horas para urgência e emergência - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Saúde 28/09/2018 | 11h22Atualizada em 28/09/2018 | 15h41

Araquari passa a contar com atendimento 24 horas para urgência e emergência

Prefeitura irá ampliar ampliar de 16 para 24 horas o horário de funcionamento do Pronto-atendimento Prefeito Aci Ferreira de Oliveira

Araquari passa a contar com atendimento 24 horas para urgência e emergência Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

A Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria de Saúde, irá ampliar de 16 para 24 horas o horário de funcionamento do Pronto-atendimento Prefeito Aci Ferreira de Oliveira. Desde o fechamento do Hospital Municipal Bom Jesus, em 2003, a cidade não oferecia atendimento de urgência e emergência 24 horas. A mudança passa a valer a partir de segunda-feira, 1º de outubro, e será marcada por cerimônia, às 19 horas.  

De acordo com Prefeitura, a ampliação no horário de atendimento da unidade foi possível devido ao aumento de 55% no valor destinado ao pagamento dos serviços médicos, que inclui também o aumento de vagas para especialistas e exames de raios X, eletivos e de urgência. A medida substitui o contrato antigo no valor de R$ 3,6 milhões por ano e inicia outro com uma organização social, no valor de R$ 5,6 milhões anual.  

— Agora é uma organização social que assume o Pronto-atendimento. Médicos, enfermeiros, recepção e auxi liares de serviços gerais são de responsabilidades da empresa, ficando para a Secretaria, os motoristas, transportes e transferências com ambulâncias — explica Maclóvia Fontoura, Secretária de Saúde do município. 

Pela primeira vez, Araquari terá na rede pública a oferta de exames de radiografia. O contrato permite até 500 exames eletivos por mês, além do serviço 24 horas em regime de sobreaviso. Antes, os exames eram feitos em São Francisco do Sul por meio de contrato com a Prefeitura da cidade. Outro exame que foi incluso na rede é o ultrassom doppler que verifica o fluxo sanguíneo. Também houve a ampliação em 50 vagas na oferta de exames de ultrassonografia.  

Já o centro de especialidades médicas ganhará mais um especialista, na área de pneumologia, além do aumento no número total de vagas para consultas com os outros 17 médicos especialistas, passando de para 920 para 1.100 vagas por mês.  

A inauguração do PA 24 horas, ampliação de vagas para especialistas e inclusão do exame de raios X fazem parte de uma lista de ações realizadas pelo Governo de Araquari na área da Saúde, desde o início de 2017. Entre elas, o aumento nos investimentos, inauguração da Unidade Básica de Saúde Maria de Fátima Silvano, ampliação de especialidades médicas e odontológicas. 

— A saúde é prioridade para nossa gestão. Oferecer a população, serviço de qualidade e com agilidade e eficiência faz parte do nosso papel. E estas ações são conquistas para toda a cidade — comenta o prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaBasquete Joinville estreia com vitória no NBB https://t.co/vfHm4kNXpP #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC vence o Fluminense e volta à zona de classificação da Copa Santa Catarina https://t.co/Kbta84L1Hy #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca