5ª Semana do Lixo Zero será lançada em Joinville com palestra sobre redução dos resíduos domésticos - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Ação25/09/2018 | 17h00Atualizada em 25/09/2018 | 17h48

5ª Semana do Lixo Zero será lançada em Joinville com palestra sobre redução dos resíduos domésticos

Palestra de lançamento será com a ativista ambiental Nicole Berndt, do blog Casa Sem Lixo

5ª Semana do Lixo Zero será lançada em Joinville com palestra sobre redução dos resíduos domésticos Divulgação/Divulgação
Nicole confecciona produtos de higiene e limpeza a partir dos resíduos da casa Foto: Divulgação / Divulgação
A Notícia
A Notícia

"Como assim Casa Sem Lixo?". Esse é o tema da palestra que marca o lançamento oficial da 5ª edição da Semana Lixo Zero Joinville, que ocorre entre os dias 19 e 28 de outubro em vários pontos da cidade. O lançamento será nesta quinta-feira, 27 de setembro, no Teatro do Sesc, a partir das 9 horas.

Aterro sanitário de Joinville tem mais cinco anos de vida útil

A autora do blog Casa Sem Lixo, a ativista ambiental Nicole Berndt, vem a Joinville para contar como ela e a família vêm conseguindo reduzir ao máximo a geração de resíduos em casa. Com quase 40 mil seguidores nas redes sociais, Nicole compartilha desafios e descobertas do estilo de vida lixo zero ao lado do marido Paulo e dos filhos, Theo e Nina.

— O conteúdo que divido com meus leitores e seguidores não tem a ver simplesmente com a não produção de lixo, mas com a compreensão da singularidade das coisas, a relação de respeito e harmonia entre seres vivos e meio-ambiente — conta.

Entre as experiências compartilhadas por Nicole estão o uso de sacolas retornáveis, redução de lixo em cada cômodo da casa, compostagem, a organização de festas lixo zero e a confecção de produtos de limpeza e cosméticos, que ela ensina a fazer não só no blog, mas em seu canal do Youtube.

— A ideia é sempre inspirar as pessoas a um consumo consciente e sustentável com exemplos práticos e escolhas diárias — reforça.

Programação e inscrições para participar

A programação de lançamento da 5ª edição da SLZ Joinville inicia-se com um café da manhã, seguido da apresentação do coral infanto juvenil da escola Arte Maior. Na ocasião, será apresentada uma parte do musical “Cantando e Tocando com a Turma da Mônica”. O público poderá vivenciar algumas canções que abordam temas como o cuidado com o planeta, a importância da água, o valor da amizade, das brincadeiras e o respeito pelas diferenças.

Após a apresentação musical, haverá a palestra da ativista ambiental Nicole Berndt. Em seguida, serão apresentadas algumas ações e atividades que estão sendo programadas por parceiros e voluntários do evento. Neste ano, as ações têm como tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”, com foco na conscientização de que cada indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo.

De acordo com um dos organizadores do evento em Joinville, Arthur Rancatti, a expectativa para esta edição é superar o número de ações realizadas em 2017, que chegaram a 85 e envolveram mais de 200 voluntários. Essas ações são organizadas por parceiros da sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas em vários locais da cidade.

— Queremos envolver cada vez mais as pessoas para que possamos espalhar a mensagem de que é possível reduzir nossa produção de resíduos e tornar nossa cidade mais sustentável — resume ele.

Para 2018, quem tiver interesse em organizar ações durante a Semana já pode se inscrever neste link. Podem ser cadastrados eventos como palestras, visitas técnicas, oficinas, limpezas urbanas, exposições, fóruns ou qualquer atividade ligada a conscientização para redução da geração de resíduos.

Na cidade, o evento é organizado pela empresa Rastro Soluções Sustentáveis, em parceria com o Instituto Lixo Zero e entidades públicas e privadas. Neste ano, o evento conta com patrocínio da Neogrid, empresa nascida em Joinville e que oferece softwares para a cadeia de suprimentos, e do Fliperama Espaço Colaborativo.

Mobilização Nacional

Em 2018, a Semana Lixo Zero será organizada em mais de 50 cidades de todas as regiões do país. Com o tema Lixo Zero é uma Atitude Cidadã, a ideia é mostrar para a sociedade que os recursos públicos usados para gestão e encaminhamento de resíduos pode ser investido em saúde, educação ou infraestrutura. Além disso, o investimento em compostagem de resíduos orgânicos e em reciclagem gera emprego e renda.

— Hoje, cada um de nós gasta mais de R$ 100 por ano com coleta e destinação do lixo. Se transformarmos isto em escolas, são mais de 10 mil escolas jogadas no lixo, literalmente. Ou 20 mil postos de saúde, 15 universidades federais, 15 mil quilômetros de estradas, por exemplo. Isto por ano, todos os anos. Em resumo, estamos jogando melhorias para as cidades no lixo — explica o presidente do Instituto Lixo Zero (ILZ) e idealizador do evento, Rodrigo Sabatini.

O que é o conceito Lixo Zero?

Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução - ou mesmo o fim - do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e (ou) para a incineração.

De acordo com o conceito estabelecido pela ZWIA - Zero Waste International Alliance -Lixo Zero é: "uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo."

Serviço:
Lançamento da 5ª edição da Semana Lixo Zero Joinville
Quando: 27 de Setembro (quinta-feira), das 9h às 11h30min
Onde: Teatro do Sesc. Rua Itaiópolis, 470, América

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaOuro no Pan-Americano, Franck Caldeira foi o grande campeão da Corrida 62BI Joinville neste domingo https://t.co/j8FIdWG5o8 #LeianoANhá 10 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSaiba como foi o último dia da Bierville, neste domingo, em Joinville https://t.co/3N2rtpPzrN #LeianoANhá 10 horas Retweet
A Notícia
Busca