3º Festival da Primavera terá mais de 30 atrações culturais em Joinville - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Flores20/09/2018 | 16h07Atualizada em 20/09/2018 | 16h07

3º Festival da Primavera terá mais de 30 atrações culturais em Joinville

Evento acontece nos dias 29 e 30 de setembro no Parque da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas

3º Festival da Primavera terá mais de 30 atrações culturais em Joinville Salmo Duarte/A Notícia
Lançado nesta quinta-feira o Festival da Primavera 2018, em Joinville Foto: Salmo Duarte / A Notícia

O perfumado das flores ganha a estação em Joinville com um toque especial, o lançamento nesta quinta-feira (20) do 3º Festival da Primavera, marcado para os dias 29 e 30 de setembro. O evento é gratuito e realizado pela Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO) e o restaurante Casa do Capitão como forma de homenagem ao período de floração da orquídea Cattleya intermedia, espécie nativa das regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Com uma programação que conta com mais de 30 atrações culturais, o Parque da AJAO estará em festa das 9 às 18 horas nos dois dias de festival tendo como anfitrião principal, as flores. De acordo com James Hasselmann, mais que boas-vindas à Primavera a intenção da entidade é reconectar o público à natureza, ofertando um momento de contemplação no habitat natural dessas plantas.

— Hoje se fala muito em qualidade de vida e todo mundo lembra-se de uma boa alimentação, uma atividade física, família, amizade, mas com toda a tecnologia que se tem as pessoas esquecem um fator que talvez seja dos mais importantes, que é o contato com a natureza. O ser humano ele faz parte da natureza e precisa ter esse contato, é um momento para desligar da tomada e, de alguma maneira, contribuir para melhorar a qualidade de vida — aponta.

 JOINVILLE,SC,BRASIL,20-09-2018.3º Festyival da Primavera.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)
James Hasselmann (esquerda) e José Lopes (direita) organizam o Festival da Primavera pelo terceiro ano em JoinvilleFoto: Salmo Duarte / A Notícia

Há 80 anos, a AJAO preserva a tradição do cultivo de orquídeas e, segundo ele, muitas dessas espécies estarão em exposição no evento – pelo menos mil plantas diferentes. Haverá ainda um concurso de Orquídeas com seis categorias, tendo participação de centenas de plantas cultivadas por orquidófilos da Região. Um esquenta para a Festa das Flores de Joinville, que ocorre em novembro, visando destacar a beleza de outras espécies que florescem em épocas diferentes da realização da festividade tradicional.

Outras ações serão a disponibilização de três estandes que vão comercializar orquídeas, plantas ornamentais, suculentas, cactos e flores de corte, além de Oficinas de cultivo, que ocorrem no sábado (29), às 11 horas, e no domingo (30), às duas da tarde.

Recanto artístico e gastronômico

Entre as novidades o destaque está na possibilidade de apreciação das plantas alimentícias não convencionais (PANCs), flores comestíveis que prometem gerar um misto de encantamento e sensação para quem visitar o evento. Em pequenos grupos de caminhada, os presentes também vão poder caminhar pelo entorno da AJAO acompanhados de um especialista no setor para conseguirem identificar quais as flores que podem ser inseridas na alimentação.

— A primeira surpresa é o encantamento e o bacana é que as flores comestíveis não têm agrotóxico, há certo cuidado no manejo e elas são plantas orgânicas que se destinam à alimentação. No entendo envolvem ainda uma questão de bem estar, de saúde e também de beleza — considera José Lopes de Oliveira, diretor executivo do restaurante Casa do Capitão.

Em paralelo a exposição floral, no coreto do Parque da AJAO os visitantes do festival vão poder conferir uma extensa programação com apresentações artísticas e culturais para todas as idades, com música, dança, teatro, conto de histórias, exposição de arte, atividades de lazer e recreação infantil, além de caminhada até o Mirante e “aulão de zumba”.

Haverá ainda comercialização de lanches e refeições durante o evento, no Casa do Capitão, e surpresas preparadas durante o festival. O ambiente contará também com espaço para crianças e o ‘Desafio das cestas’, promovido pela equipe de baquete de Joinville, exposição fotográfica e artesanato.

— É um evento que começa a fazer parte do calendário da cidade, feito com muito carinho, muito bonito, e rico, porque contempla todas as virtudes da arte: a beleza das flores; a dança; o teatro; música e poesia— completa Oliveira.

 JOINVILLE,SC,BRASIL,20-09-2018.3º Festyival da Primavera.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)
Orquídeas são atração principal do festivalFoto: Salmo Duarte / A Notícia

SERVIÇO

O QUÊ? 3º Festival da Primavera de Joinville
QUANDO? 29 e 30 de setembro (sábado e domingo)
HORÁRIO? Das 9h às 18h
ONDE? Parque da AJAO – Rua Saguaçu, 212, Saguaçu
QUANTO? Gratuito

PROGRAMAÇÃO DE FLORES

Exposição de orquídeas: o público poderá apreciar as centenas de orquídeas cultivadas por orquidófilos da AJAO e de outras entidades da região. Grande diversidade de espécies, híbridos, cores e plantas.

Concurso: as orquídeas em exposição serão avaliadas por comissão técnica da AJAO e serão eleitas as melhores plantas, em seis categorias diferentes: Híbrido, Dendrobium, Cattleya intermedia, Micro-orquídeas e Ornamentais. Os ganhadores serão presenteados com troféus.

Comercialização: durante o 3º Festival da Primavera, três estandes estarão comercializando orquídeas, plantas ornamentais, suculentas, cactos e flores de corte.

Oficinas: o público que desejar aprender quais são os cuidados básicos para o cultivo de orquídeas, poderão participar das Oficinas de Cultivo, que acontecerão no sábado (29), às 11 horas; e no domingo (30), às 14 horas. No conteúdo das oficinas, temas como regas (quando e com que periodicidade regar as plantas), replantio, identificação da luminosidade necessária para a planta e adubação. A Oficinas de Cultivo são gratuitas e têm uma hora de duração.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Sábado (29/09)
- Visita à Exposição de Orquídeas das 09h às 18h
- 9h30 - Abertura Oficial com Autoridades e Poesia de Rita de Cássia Alves; Alex Fachini -Saxofone
- 10h – Asas Macalossi;
- 10h30 - Contação de histórias com Alcione;
- 10h30 – Oficina de cultivo - Ajao
- 11 h – Banda do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville;
- 12h às 13h - Almoço com "Prática de Conjunto de Choro da EMVL;
- 14h – Oficina de Sambaterapia com Felícia Oliveira;
- 15h - Casa da Cultura – (Música, Teatro, Dança e Artes Plásticas);
- 17h30 - Encerramento com Aulão de Zumba da Academia Conexão Fitnnes;

Domingo (30/09)
-
Visita à exposição de Orquídeas das 09h às 18h
- 8h – ``Caminhando´´ com Garra Grupo Garra (concentração e subida ao Mirante);
- 9h45 – Aulão de Alongamento Garra com sorteio de brindes;
- 10h 15– Mello Band;
- 11h 30 – Lançamento do Livro ``Sobre os Jardins´´ com Beth Fontes;
- 12h - Apresentação Coreografia Mister e Miss Joinville (Asas, Miss SC)
- 12h 30 – Mel Plenz e Eduarda Henklein baterista Mirim;
- 14h - Oficina de Cultivo de Orquídeas - Ajao;
- 15h – Bandoneonistas Mirins – orquestra 20 crianças, apresentação KinderBand;
- 16h – Dança Inclusiva – Instituto Cultural Ademar Cesar;
- 16h30 - Studio de Dança Dois Prá Lá Dois Prá Cá apresentação e aula (Salsa)
- 17H30 - Premiação Das Orquídeas Campeãs e encerramento – Ajao

 
A Notícia
Busca