Milhares de fiéis participam de procissão em honra a Senhor Bom Jesus, padroeiro de Araquari - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Religião06/08/2018 | 18h39Atualizada em 06/08/2018 | 18h39

Milhares de fiéis participam de procissão em honra a Senhor Bom Jesus, padroeiro de Araquari

Romaria aconteceu nesta segunda-feira (6) no Santuário da cidade.

Milhares de fiéis participam de procissão em honra a Senhor Bom Jesus, padroeiro de Araquari Salmo Duarte/A Notícia
Milhares de fiéis seguiram imagem do Senhor Bom Jesus pelas ruas de Araquari nesta segunda-feira Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Uma demonstração de fé levou mais de cinco mil pessoas às ruas de Araquari, no Norte de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (6). A comunidade seguiu em procissão às 16h30 em homenagem ao Senhor Bom Jesus, como parte das festividades em honra ao padroeiro do município. A manifestação religiosa contou com a realização de cinco missas ao longo do dia, uma delas no Santuário do Município com o monsenhor José Chafi (o Juca), que tem mais de 50 anos de ordenação. A celebração coroou ainda o término da novena iniciada no último dia 28 de julho.

Considerada uma das maiores ações religiosas do Estado, a Festa do Senhor Bom Jesus tem mais de 160 anos de história e é tradição desde que Araquari era conhecida como Freguesia do Bom Jesus, chegando a reunir até 20 mil pessoas por ano. O evento centenário também faz parte do calendário turístico de Santa Catarina e é tido como momento de devoção, pedidos e agradecimentos ao padroeiro.

 ARAQUARI,SC,BRASIL,06-08-2018.Procissão do Senhor Bom Jesus de Araquari.Terezinha e Lidio.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)
Terezinha e Lídio acendem velas para o Senhor Bom JesusFoto: Salmo Duarte / A Notícia

De acordo com o Padre Sérgio da Silva, da coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Joinville, que celebrou a última missa da véspera do Dia de São Bom Jesus, é nítido o envolvimento da população com o padroeiro.

— Foi um momento muito belo que vivemos em Araquari. Tive a oportunidade de conferir a participação da comunidade em torno do novenário e depois a própria celebração da partilha no Santuário. São muitos os peregrinos que vão às missas e à procissão, porque há essa devoção popular muito grande ao Bom Jesus. Também têm os que recorrem a ele com variadas necessidades, levando seus pedidos diante da imagem do Senhor Bom Jesus. Não é nenhum ato de idolatria à imagem, mas é o carinho do povo com o Santuário e o Bom Jesus, que se entregou por amor ao seu povo — destacou o padre ao A Notícia.

Momento de orar e agradecer

Procissão do Senhor Bom Jesus de Araquari
Multidão percorreu ruas em homenagem ao padroeiro do municípioFoto: Salmo Duarte / A Notícia

Na procissão, coberta com um manto, flores e chuva de papel picado a imagem de Senhor Bom Jesus foi carregada pelos fiéis pelas principais ruas da cidade ao som de cânticos, seguida por romeiros que carregavam nas orações o símbolo de gratidão e de preces. Outros aproveitaram para acender velas e usavam as vestes do padroeiro em sinal de respeito e gratidão pelas graças alcançadas, como o casal Lídio e Terezinha, de Jaraguá do Sul, que viajaram até a cidade para retribuir as conquistas e fazer novos pedidos - data que ele participa religiosamente desde criança.

Outro exemplo é o da jovem joinvilense Joana Karolina de Souza, de 21 anos, que está conseguindo se curar de uma doença e tem a fé no Bom Jesus como seu protetor. A moça e a mãe participavam da romaria junto das familiares de Araquari Lane Garcia e a pequena Isabela, de um ano e três meses, que também usava o manto.

 ARAQUARI,SC,BRASIL,06-08-2018.Procissão do Senhor Bom Jesus de Araquari.Lane Garcia filha Isabela,Joana Karolina de Souza.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)
Lane Garcia com a filha Isabela e a prima Joana participaram da romaria em agradecimentoFoto: Salmo Duarte / A Notícia

— Viemos agradecer pela saúde delas. A minha filha, por exemplo, teve um problema posicional na cabeça no nascimento e cogitou-se a necessidade de fazer uma cirurgia, fiz o pedido e recebi a graça, não precisou ser feito nada. Também fiz o pedido pela Joana, minha prima, por ser devota do Bom Jesus e ela está se curando — disse Lane, mãe da menina.

A graça em dose dupla também chegou à casa da moradora do Morro do Meio, Roselene Borges, quando quase perdeu a filha Beatriz, na gravidez e após seu nascimento. Hoje a menina tem 12 anos e acompanha a mãe todos os anos na procissão, como diz Roselene, “faça chuva ou faça sol”. Depois de que sua intenção à Senhor Bom Jesus foi contemplada, em cada dia do padroeiro ela leva uma medalha ao espaço de preces e agradecimentos do Santuário, desta vez, contida em um brinco.

 ARAQUARI,SC,BRASIL,06-08-2018.Procissão do Senhor Bom Jesus de Araquari.Roselene Borges e Beatriz Borges.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)
Roselene mostra a medalhinha que deixaria na sala dos milagres do SantuárioFoto: Salmo Duarte / A Notícia

— Quando alcancei a graça que havia pedido à Cristo lembro de me ajoelhar no quintal de casa e agradecer. De lá para cá venho todas as vezes, porque tive a prova de que a fé move mesmo montanhas — comentou a devota durante a celebração.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSíndico de residencial é preso como suspeito de mandar matar morador em Joinville https://t.co/CunRHRQ9Wa #LeianoANhá 5 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGerente de futebol do JEC confirma que novo técnico deve ser apresentado na próxima semana https://t.co/y1ypBlW3fe #LeianoANhá 6 horas Retweet
A Notícia
Busca