Confira dez lugares que são os símbolos de Jaraguá do Sul - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Aniversário25/07/2018 | 11h13Atualizada em 25/07/2018 | 11h25

Confira dez lugares que são os símbolos de Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul completa 142 anos de fundação nesta quarta-feira, dia 25 de julho, e o "AN" presta uma homenagem ao município destacando lugares representativos. São dez símbolos de uma cidade que tem preservado sua identidade ao longo das últimas décadas

Confira dez lugares que são os símbolos de Jaraguá do Sul Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

CHIESETTA ALPINA
Localizada no morro Boa Vista, a Chiesetta é a opção para quem gosta de natureza e uma linda vista. Inaugurada em 2014, a réplica da Igreja de São Simão Apóstolo, construída no século 9 na Província de Belluno, na Itália, de onde saiu grande parte dos imigrantes que colonizaram Jaraguá, tornou-se importante ponto turístico. Está situada numa altitude de 570 metros acima do nível do mar.
QUANDO: aberta para visitação de manhã e à tarde.
ONDE: morro Boa Vista.
QUANTO: gratuito.


 JARAGUÁ DO SUL, SC, BRASIL (24-07-2017) - Museu Weg de Ciência e Tecnologia em Jaraguá do Sul. (Foto: Maykon Lammerhirt, Agencia RBS)
Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

MUSEU WEG
O Museu WEG é uma boa opção para quem gosta de ciência e de tecnologia. O espaço foi criado em 2003 no prédio que abrigou a primeira sede da multinacional. No local, o visitante pode conhecer os processos geradores de energia e as aplicações possíveis no cotidiano das cidades. Quem visitar o museu poderá também conhecer os mais de 50 anos de história da WEG.
QUANDO: de terça a domingo, das 10h às 18h.
ONDE: avenida Getúlio Vargas, 667, Centro.
QUANTO: gratuito.

 JARAGUÁ DO SUL, SC, BRASIL (24-07-2017) - Sociedade Cultural e Artística (Scar) Jaraguá do Sul. (Foto: Maykon Lammerhirt, Agencia RBS)
Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

SCAR
A Sociedade Cultura Artística (Scar) é onde acontecem os grandes eventos culturais da cidade. O prédio tem seis andares em uma área de mil metros quadrados. São seis espaços multiúso, o maior conta com capacidade para 946 pessoas. A Scar mantém uma escola de artes com mil alunos. São oferecidos 23 cursos de artes, dança, música e teatro. No acervo, tem 302 instrumentos.
QUANDO: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 12h.
ONDE: rua Jorge Czerniewicz, 160.


 JARAGUÁ DO SUL, SC, BRASIL (24-07-2017) -  Arena Jaraguá em Jaraguá do Sul. (Foto: Maykon Lammerhirt, Agencia RBS)
Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

ARENA JARAGUÁ
A Arena Jaraguá é a casa dos esportes e dos grandes eventos de Jaraguá do Sul. Com 20 mil metros quadrados de área e capacidade para receber 15 mil pessoas (6.500 sentadas), o local recebe jogos, shows, feiras e congressos durante todo o ano. O espaço foi construído sobre um antigo aterro da cidade e inaugurado em 2007. Desde então, se tornou a casa do Jaraguá Futsal para a disputa da Liga Nacional e do campeonato estadual. Foi o ginásio que proporcionou a Jaraguá ser a primeira cidade do interior a receber uma edição do UFC, em 2013.
ONDE: rua Gustavo Hagedorn, 636, bairro Nova Brasília.


 JARAGUÁ DO SUL, SC, BRASIL (24-07-2017) -  Parque Malwee em Jaraguá do Sul. (Foto: Maykon Lammerhirt, Agencia RBS)
Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

PARQUE MALWEE
O Parque Malwee foi inaugurado em 1978 e conta com 1,5 milhão de metros quadrados de área preservada. São mais de 35 mil árvores, 17 lagoas e 133 espécies de aves catalogadas, entre outras espécies da fauna e da flora. Há trilhas para serem feitas a pé, de bicicleta ou de carro, e um labirinto de plantas.
QUANDO: aberto diariamente, das 7h às 22h.
ONDE: rua Wolfgang Weege, 770.
QUANTO: gratuito.


 JARAGUÁ DO SUL, SC, BRASIL (24-07-2017) -  Estadio João Marcatto em Jaraguá do Sul. (Foto: Maykon Lammerhirt, Agencia RBS)
Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

ESTÁDIO JOÃO MARCATTO
O Estádio João Marcatto é a casa do Juventus, time mais tradicional de Jaraguá. O clube, fundado em 1966, atualmente disputa a Série B do Campeonato Catarinense, mas figurou por 14 vezes na Primeira Divisão. É conhecido carinhosamente como Moleque Travesso e também já teve participações na Série C do Brasileiro. Tem capacidade para 8 mil torcedores.
ONDE: rua Matias José Martins, 337, bairro Jaraguá Esquerdo.


 JARAGUÁ DO SUL, SC, BRASIL (24-07-2017) -  Casa Rux no bairro tombado pelo Iphan Rio da Luz em Jaraguá do Sul. (Foto: Maykon Lammerhirt, Agencia RBS)
Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

CASA RUX
A Casa Rux foi construída pelo imigrante Augusto Rux, em 1915, quando chegou da Alemanha. Hoje, a quinta geração da família mora na residência, que foi restaurada em 2015. O bairro Rio da Luz, onde a casa está localizada, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2007.
ONDE: rua Ervin Rux, 856, Rio da Luz.


 JARAGUÁ DO SUL, SC, BRASIL (24-07-2017) -  Parque de eventos de Jaraguá do Sul. (Foto: Maykon Lammerhirt, Agencia RBS)
Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

PARQUE DA SCHÜTZENFEST
O Parque Municipal de Eventos é onde acontece a Schützenfest, evento mais tradicional de Jaraguá. Também conhecida como Festa dos Atiradores, ela é realizada pela Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu e pela Fundação Cultural. A festa é uma tradição trazida da Alemanha pelos imigrantes.
QUANDO: 8 a 18 novembro.
ONDE: Parque Municipal de Eventos ? rua Walter Marquardt na Barra do Rio Molha.
QUANTO: valores ainda serão definidos.


 JARAGUÁ DO SUL, SC, BRASIL (24-07-2017) -  Salão Barg no bairro tombado pelo Iphan Rio da Luz em Jaraguá do Sul. (Foto: Maykon Lammerhirt, Agencia RBS)
Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

SALÃO BARG
As sociedades de tiro são muito tradicionais em Jaraguá do Sul desde o início do século 20. A mais antiga e ainda em atividade é a Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz ? Salão Barg, fundada em 1915. O local sempre manteve a arquitetura original. Recebe eventos durante todo o ano, com destaque para as cinco edições anuais da Noite de Sopas e Cremes, além da Immigrantenkönigsfest. O salão também é alugado para festas. Na sede, há dois estandes de tiro, um de chumbinho e outro de seta.
ONDE: rua Eurico Duwe, 1.709, no Rio da Luz.


Museu da Paz, de Jaraguá do Sul
Foto: Rogério Tallini / Prefeitura de Jaraguá do Sul

MUSEU DA PAZ
O Museu da Paz apresenta a história da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, representado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). Foi a maior operação de guerra em que o país esteve envolvido até hoje. São mais de 300 peças, entre originais da FEB e outras usadas por diversos países envolvidos no conflito.
QUANDO: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. Sábados, das 8h30 às 12h30.
ONDE: avenida Getúlio Vargas, 405 - Centro.
QUANTO: gratuito.

 
A Notícia
Busca