8ª Cãominhada de Joinville chama atenção para crimes de maus tratos a animais - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Comunidade03/07/2018 | 18h12Atualizada em 04/07/2018 | 08h51

8ª Cãominhada de Joinville chama atenção para crimes de maus tratos a animais

O evento ocorre em 14 de julho com a parceria da Polícia Civil e ponto de encontro em delegacia

8ª Cãominhada de Joinville chama atenção para crimes de maus tratos a animais Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Além da caminhada, haverá bazar, feira de adoção de animais, desfile de modas e sorteios Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS
A Notícia
A Notícia

"Maus tratos é crime. Denuncie 181". Esse é o slogan da 8ª Cãominhada Educativa de Joinville que será realizada dia 14 de julho pela Frente de Ação pelos Direitos Animais (Frada) e 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil. O evento deste ano faz um alerta sobre os diferentes nuances de maus tratos, que vão desde o abandono, falta de cuidados até agressão, além da existência de canais para denunciar as práticas em desacordo com a lei e bem-estar.

Esta edição traz muitas outras novidades. Pela primeira vez a Polícia Civil se coloca como parceira da Cãominhada. Para reforçar a ação em conjunto, a concentração do evento, a instalação das barracas do bazar das ONGs de proteção animal e a realização de concurso serão no pátio da 2ª DRPC (rua Blumenau esquina com a Almirante Barroso).

Para a presidente da Frada, Liliane Lovato, o papel da parceria com a Polícia Civil na Cãominhada é, principalmente, reforçar que maltratar animais é crime.  

— A melhor maneira de combater crimes contra animais é denunciar e a Polícia Civil é a principal responsável por combater essa prática — diz. Liliane argumenta, ainda, que estudos do FBI mostram que 80% dos assassinos começaram torturando animais. 

— Existe uma íntima relação entre a criminalidade e os maus-tratos aos animais.

Já a delegada regional da Polícia Civil, Tânia Harada, observa que a Polícia Civil de Joinville reforça seu compromisso com a causa ambiental com esta parceria. 

— O objetivo é chamar a atenção para o fato de que maus tratos contra animais é crime e que isto será sim devidamente apurado pela Polícia — reforça.

O evento começará às 10 horas; já a saída para a cãominhada está prevista para às 15 horas. Guiados pelo Trenzinho do Kruger, tutores e cães vão percorrer trajeto pelas ruas Blumenau, Quintino Bocaiúva, Dr. João Colin, Humberto de Campos, Blumenau e Almirante Barroso.

A edição 2018 da Cãominhada foi viabilizada com o apoio dos patrocinadores Instituto Joanir Zonta (mantido pelo Condor), Farmina Pet Foods, Agropet XV, Agropecuária Manchester, Animal Farma, Despachante Cidade, Laboratório MedVet, Luppo Shopping Mueller e Dose Animal Farmácia de Manipulação Veterinária. Também tem o apoio da Dog Life Educação Canina, CNEC Campus Joinville, Simparic, Xuxu Audio Solution, Kong, Ideia Azul Soluções Criativas, Vetnil, Bucket Effects e Creche Canina Bicho Solto.

Atrações

A Cãominhada 2018 vai contar com bazar e feira de adoção de animais; sorteio de brindes; concurso Cara de Um, Focinho do Outro (premiação para os três primeiros lugares); desfile de modas canino; praça de alimentação com opções vegana e vegetariana, sorteio de brindes, entre outros. Haverá espaço e brincadeiras específicas para crianças.

Para participar dos sorteios, os interessados precisam adquirir antecipadamente o kit da 8ª Cãominhada composto por camiseta; bandana; bolsa, chaveiro e folder dos produtos Kong®; amostra de ração Farmina; sachê (carne ou frango); folder da Cãominhada Educativa e o voucher para o sorteio de brindes.

O kit custa R$ 35 e pode ser adquirido na Agropet XV (rua 15 de Novembro, 2.654, Glória) e Agropecuária Manchester (rua Alexandre Doehler, 179, Centro).

Como participar

A participação na 8ª Cãominhada é gratuita e aberta a toda comunidade. A Frada pede, no entanto, que as pessoas confirmem a presença no evento e preencham o formulário disponível na fanpage (www.facebook.com/fradajoinville/).

 Já a participação de animais tem algumas regras. Os cães devem obrigatoriamente usar coleiras ou peitorais e serem conduzidos na guia. Mesmo dóceis, os de grande porte e mordida forte devem usar focinheiras, de acordo com a Lei nº 11.096, de 17 de maio de 1999. A Frada alerta que é proibido levar animais antissociais e cadelas no cio. Por questões de saúde animal, é desaconselhado também levar filhotes, exceto os que estejam com as três doses de vacinas em dia.

 A Associação Frada - Frente de Ação pelos Direitos Animais é uma organização sem fins lucrativos que age em defesa dos direitos animais e preservação do meio ambiente.

A associação surgiu em 2009 e atua principalmente por meio da educação e da conscientização da população, realizando campanhas, eventos e palestras, distribuindo materiais educativos em escolas e empresas, e representando os animais em juízo.

 Agende-se:

O quê: 8ª Cãominhada Educativa de Joinville;
Quando: 14 de julho, a partir das 10h (passeio com os cães será às 15h)
Onde: pátio da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil
Percurso da Cãominhada: ruas Blumenau, Quintino Bocaiúva, Dr. João Colin, Humberto de Campos, Blumenau e Almirante Barroso.
Kit de brindes: R$ 35,00.
Onde comprar: Agropet XV (rua 15 de Novembro, 2.654, Glória) e Agropecuária Manchester (rua Alexandre Doehler, 179, Centro)
Inscrições e informações: www.facebook.com/fradajoinville/

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCarro furtado há três meses no PR é recuperado na BR-101, em Joinville https://t.co/9i9uuW1GxW #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDefesa Civil alerta para tempestade moderada em Joinville e região nesta quarta-feira https://t.co/MjCOtUM93K #LeianoANhá 4 horas Retweet
A Notícia
Busca