Rumo é autuada por dano ambiental após acidente entre trem e caminhão em Guaramirim - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Meio Ambiente06/06/2018 | 11h57Atualizada em 06/06/2018 | 11h58

Rumo é autuada por dano ambiental após acidente entre trem e caminhão em Guaramirim

Notificação ocorreu após laudo demonstrar que aproximadamente 6 mil litros de óleo foram derramados no rio Quati. Empresa concessionária informou que irá recorrer a decisão

Rumo é autuada por dano ambiental após acidente entre trem e caminhão em Guaramirim Salmo Duarte/A Notícia
Equipes ainda no local para a retirada dos vagões que descarrilaram após o acidente Foto: Salmo Duarte / A Notícia

A operadora ferroviária Rumo Logística foi autuada por danos ambientais após acidente entre trem e caminhão, em Guaramirim. A multa indenizatória inicial é de R$ 300 mil. A autuação ocorreu depois que órgãos ambientais realizaram análises no local para verificar os possíveis impactos causados ao meio ambiente por causa do derramamento de óleos no rio Quati. O acidente aconteceu no domingo (3) na SC-108, por volta das 5 horas. 

Com o impacto da batida o trem descarrilou, causando o vazamento de pelo menos 6 mil litros de óleos no rio. O laudo, elaborado pela Fundação do Meio Ambiente (FMA) de Guaramirim, constatou que cerca de 5 mil litros de óleo diesel e de aproximadamente 1 mil litros de óleo de cárter foram parar nas águas depois da colisão. O derramamento se estendeu por cerca de 1,5 mil metros, iniciando no local da colisão e indo até o último ponto de contenção do óleo.  

Equipes da FMA de Guaramirim ainda monitoram o rio, para verificar todos os vestígios de contaminação e se irá ocorrer a morte de espécies de peixes que vivem no local. De acordo com Osvaldo Gonçalves, coordenado regional da Defesa Civil, a água do rio não é usada para abastecimento da cidade. Ela passa ao lado de plantações e propriedades privadas em que são criados animais. Por causa do vazamento, os moradores do entorno foram alertados a não utilizarem a água.  

Ainda conforme Gonçalves, além da água do rio, a vegetação da encosta também foi afetada pelo vazamento dos materiais. O óleo já foi parcialmente retirado, mas equipes dos órgãos ambientais ainda trabalham no local para medir todas as consequências do acidente.  

Segundo a Rumo, a concessionária irá recorrer da decisão. Em nota, a empresa afirmou que, "mesmo não sendo a causadora do acidente, está atuando com toda diligência para reparar o dano ambiental". A concessionária da ferrovia agiu imediatamente, enviando equipe técnica e ainda acionando a Defesa Civil e órgãos ambientais. Todas as medidas possíveis para conter o vazamento foram tomadas. 

A empresa ainda afirmou que "a situação foi ocasionada por imprudência do motorista do caminhão que não respeitou a sinalização e tentou atravessar a ferrovia no momento em que o trem se aproximava. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial. É obrigatório que os veículos parem e se certifiquem de que não há trens se aproximando antes de efetuar o cruzamento" descreveu a concessionária na nota.

 GUARAMIRIM,SC,BRASIL,04-06-2018.Caminhão bate em Trem e causa prejuizos em Guaramirim.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)
Técnicos avaliaram o impacto ambiental causado ao rio e arredoresFoto: Salmo Duarte / A Notícia

Os dois vagões do trem ainda permanecem no lugar do acidente, segundo o representante da Defesa Civil. Eles serão retirados até sexta-feira, sendo colocados novamente nos trilhos para poderem ser levados pela empresa concessionária. O valor da multa a ser aplicada à empresa Rumo Logística ainda poderá aumentar , já que os danos causados pelo derramamento de óleo ainda estão sendo apurados. 

Como foi o acidente 

O acidente aconteceu após um caminhão colidir contra o trem durante a madrugada. De acordo com a Defesa Civil, a locomotiva havia saído do porto de São Francisco do Sul e seguia em direção a Mafra. Ela estava descarregada no momento do acidente, mas o caminhão atingiu o tanque onde havia cerca de 10 mil litros de óleo diesel armazenado. 

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Guaramirim, duas pessoas ficaram feridas no acidente. O motorista do caminhão foi encaminhado ao Hospital São José, em Jaraguá do Sul, com suspeita de fratura da rótula do joelho esquerdo. Já o maquinista foi encaminhado ao hospital de Guaramirim com dores na região cervical.


 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaBasquete Joinville estreia nesta segunda-feira contra o Botafogo https://t.co/be6DnzbS3a #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaOuro no Pan-Americano, Franck Caldeira foi o grande campeão da Corrida 62BI Joinville neste domingo https://t.co/j8FIdWG5o8 #LeianoANhá 12 horas Retweet
A Notícia
Busca