SJC apresenta estudo de impacto de vizinhança da Penitenciária de São Bento do Sul - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

 

Segurança17/05/2018 | 17h25Atualizada em 17/05/2018 | 17h25

SJC apresenta estudo de impacto de vizinhança da Penitenciária de São Bento do Sul

Documento foi apresentado à comunidade durante audiência pública

SJC apresenta estudo de impacto de vizinhança da Penitenciária de São Bento do Sul Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação
A Notícia e Gabriela Florêncio

gabriela.florencio@somosnsc.com.br

 O estudo de impacto para vizinhança sobre a construção da Penitenciária Industrial de São Bento do Sul foi apresentado à comunidade na noite desta quarta-feira. A reunião contou com a presença de representantes do município, da Câmara de Vereadores, das Polícias Civil e Militar e da Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC) e durou cerca de três horas.

A realização da audiência ocorreu em conformidade a determinação da lei de zoneamento do Município, que exige em audiência pública e a apresentação estudo. De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo de São Bento do Sul, Luiz Claudio Schuves, a reunião contou com bastante presença popular. Os moradores do entorno apresentaram preocupação com a construção do terreno, em questões como a segurança e uma possível desvalorização dos terrenos.

- No início da audiência, eles estavam bem resistentes a construção. Todo mundo sabe que é necessário, mas ninguém quer perto. Esse estudo serviu para apresentar a minimização do impacto aos arredores – explica.

 SÃO BENTO DO SUL,10-01-2017.Cidade de São Bento do Sul,vai ter Penitenciária Industrial.Milton Rubhel morador do bairro Lençol,onde será construido a penitenciária.(Foto:Salmo Duarte/Agência RBS,Geral)
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

 Ainda segundo Schuves, após a apresentação do estudo, muitos moradores entenderam a importância da construção da cidade.  Um ponto bastante levantado durante a audiência foi o acesso da penitenciária. Como ficará situada em uma lateral da BR-280, há preocupação que os motoristas tenham dificuldade ao entrar na rua da unidade. O secretário explicou que há a necessidade da colocação de um trevo no local, para diminuir o impacto aos motoristas.

Agora, o projeto será remetido ao Conselho da Cidade para análise e, depois de aprovado, será remetido novamente ao município. Assim que a licitação for lançada pela SJC, o governo municipal poderá expedir o alvará de construção. De acordo com o secretário Leandro Lima, da SJC, durante a audiência foram esclarecidas dúvidas dos moradores e apresentado estudos de caso de outras penitenciárias que passaram pelo mesmo processo.

- Apresentamos o estudo de caso baseado na instalação de várias outras penitenciárias do Estado, onde inicialmente a população é contra. Mas, depois de dez anos, voltamos no local e as unidades que eram rejeitadas pela população hoje têm ações e parcerias com a própria comunidade – explica Leandro Lima.

O secretário reforçou que grande parte da população compreendeu a importância da construção da penitenciária para a região. Atualmente, cerca de 400 presos de São Bento do Sul e Rio Negrinho são atendidos em unidades prisionais espalhadas pelo Estado. Com a construção, essa demanda será realocada na essa nova unidade.

- Construir uma unidade em São Bento do Sul é atender uma demanda que já existe na cidade – completa.

Lima ainda ressaltou que a construção terá modelo industrial, onde há oferta de trabalho para os apenados e irá agir como ferramenta de segurança pública da cidade. Desta forma, o impacto para as pessoas que moram perto das unidades prisionais é quase nulo.

Leia mais:
Estudo de impacto de vizinhança da construção da penitenciária será apresentado em São Bento do Sul
As diferenças da Penitenciária Industrial e o Presídio Regional de Joinville
Com mais de dois anos de atraso, presídio feminino deve ser inaugurado em novembro deste ano em Joinville

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGreve dos caminhoneiros tem 26 pontos de paralisação na região Norte de SC neste domingo https://t.co/SpeqqTFZe2 #LeianoANhá 17 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrefeito de São Francisco do Sul decretará situação de emergência https://t.co/qStMpDtPw5 #LeianoANhá 42 minutosRetweet
A Notícia
Busca