Presos esperam transferência após Justiça impedir entrada de detentos no presídio de Jaraguá do Sul - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Planalto Norte15/05/2018 | 11h40Atualizada em 15/05/2018 | 11h40

Presos esperam transferência após Justiça impedir entrada de detentos no presídio de Jaraguá do Sul

Impasse ocorre porque unidade prisional está impedida de receber novos detentos, assim como Delegacia de Polícia não pode mantê-los por mais de 24 horas

Presos esperam transferência após Justiça impedir entrada de detentos no presídio de Jaraguá do Sul Polícia Civil/Divulgação
Policiais tentaram transferir os detentos, mas foram informados pelo Deap que a unidade não poderia receber mais presos Foto: Polícia Civil / Divulgação
A Notícia
A Notícia

Dois presos, que estão na Delegacia de Polícia (DP) de São Bento do Sul, aguardam acordo para serem transferidos ao Presídio Regional de Jaraguá do Sul. O impasse ocorre porque uma decisão judicial impede à entrada de novos detentos na unidade prisional, assim como a DP está interditada por não possuir a estrutura necessária para abrigá-los por mais de 24 horas na cela. 

— A cela da delegacia de São Bento do Sul está interditada porque não há estrutura, eles não têm alimentação e nem banho no local — afirma o delegado Odair Sobreira. 

Um dos homens está preso pelo crime de violência doméstica e o outro por delito de trânsito. Ainda conforme o delegado, um dos suspeitos chegou a ficar dois sem dias sem alimentação no local. Na noite desta segunda-feira, policiais foram até o presídio encaminhar os dois detentos, mas foram informados pelo Departamento de Administração Prisional (Deap) que não poderia recebê-los, já que a unidade está interditada para receber novos detentos.  

O delegado explica que, assim que um preso dá entrada na delegacia, o Deap é comunicado por e-mail, para que seja providenciada uma vaga no presídio de Jaraguá. Depois do impasse, o DEAP e a Polícia Civil entraram em um acordo para que sejam indicadas as vagas para os detentos até o início da tarde desta terça-feira. Até lá, os presos permanecem na delegacia. 

Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) informou que "está ciente da situação na Delegacia de São Bento do Sul e que somente não transferiu os presos até o momento, em cumprimento determinação judicial que impede a entrada de novos presos em Jaraguá do Sul". 

O órgão também afirmou que, assim que houver a liberação de vagas no Presídio Regional de Jaraguá ou em outra unidade que possa receber os presos, o Deap realizará a transferência, sem descumprir determinações judiciais vigentes. "A SJC informa, ainda, que está projetada a breve construção de uma penitenciária em São Bento, que ajudará a regularizar o déficit de vagas na região". 

A construção da Penitenciária Industrial na cidade deve ofertar 364 vagas ao sistema prisional da região Norte de SC. No entanto, ainda não há prazo para iniciar as obras. Nesta quarta-feira (16), a Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC) irá apresentar o estudo de impacto de vizinhança à comunidade durante audiência pública, agendada para as 19 horas. 

Leia mais:
As diferenças da Penitenciária Industrial e o Presídio Regional de Joinville
Com mais de dois anos de atraso, presídio feminino deve ser inaugurado em novembro deste ano em Joinville

 
A Notícia
Busca