"Precisamos de líderes que sejam verdadeiramente responsáveis", diz consultor internacional - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

 

Expogestão 201809/05/2018 | 09h40Atualizada em 09/05/2018 | 14h36

"Precisamos de líderes que sejam verdadeiramente responsáveis", diz consultor internacional

Vince Molinaro faz palestra na Expogestão nesta quarta-feira (09) em Joinville

"Precisamos de líderes que sejam verdadeiramente responsáveis", diz consultor internacional divulgação/divulgação
Foto: divulgação / divulgação

Liderança é assunto central da palestra que Vince Molinaro apresenta nesta quarta-feira (09) na Expogestão, em Joinville. Autor dos livros Leadership Solutions e Leadership Gap, estreia no Brasil com o livro Liderança É um Contrato. O diretor global de soluções de liderança da consultoria Lee Hecht Harrison, empresa líder global em desenvolvimento de talentos e transição de carreira, é um blogueiro ativo e escreve regularmente para jornais de grande circulação no Canadá e Estados Unidos.

Em entrevista exclusiva ao "AN",  Molina fala sobre as competências necessárias para as lideranças. Confira:

A Notícia - O que define liderança hoje e quais as perspectivas para quem deseja ser um líder no futuro?

Molinaro - Meu trabalho revela que hoje precisamos de líderes que sejam verdadeiramente responsáveis. É isso que define a liderança hoje. Existem muitos exemplos de líderes envolvidos em escândalo, corrupção, mau comportamento. Precisamos de pessoas que se envolvam e prestem contas às pessoas que lideram. Isso é o que é necessário hoje e no futuro.

AN - Quais são as competências essenciais e o que torna uma pessoa líder em âmbito social, familiar, profissional ou pessoal?

Estas são competências-chave que os líderes precisam para ter sucesso e conduzir seus negócios e vidas pessoais de maneira integrada: 1) Alinhe e engaje. Você precisa entender a estratégia de sua empresa e sua função ao executá-la. Você deve, então, alinhar e engajar os funcionários para que eles possam efetivamente implantar a estratégia de forma a entregar valor a clientes, acionistas e sociedade. 2) Assuma uma perspectiva corporativa. Você deve definir o sucesso no nível da empresa. Isso significa que precisará colaborar em silos e fazer o que é certo para os clientes e para toda a organização. Todos os líderes da sua organização precisam compartilhar desta mesma mentalidade. 3) Construir relacionamentos. Em nosso mundo interconectado e interdependente, os relacionamentos importam mais do que nunca. Você tem que investir tempo para conhecer partes interessadas internas e externas. 4) Incerteza principal. O ambiente empresarial cada vez mais complicado de hoje cria muitas situações e riscos desafiadores. Muitas empresas estão tentando se transformar. Seu papel como líder é criar foco e ajudar os funcionários a lidar com a ambiguidade e o estresse que isso traz, especialmente em um momento de interrupção. 5) Desenvolva outros líderes. Você deve deixar um legado forte dentro de sua organização que vai além de você mesmo. Trata-se de fortalecer seus líderes para que eles possam fortalecer sua organização. 6) Modele os valores. Não pode se concentrar exclusivamente em sua agenda pessoal ou objetivos de equipe. A visão, os valores e os objetivos da organização superam o ego e o interesse próprio. Isso significa equilibrar uma forte autoconfiança com a humildade.

AN - Que atitudes podem ser adotadas por uma pessoa agora para que isso se reflita em uma carreira de sucesso?

Identifique um mentor: discuta os desafios de liderança com um estranho imparcial que esteja no seu nível ou acima. Um mentor pode atuar como uma caixa de ressonância para ajudá-lo a resolver situações interpessoais, bem como fornecer algum treinamento construtivo. Pergunte para se desenvolver: muitos novos gerentes são promovidos sem nenhum treinamento de liderança. Se o treinamento ou aperfeiçoamento não estiverem disponível por meio do empregador, assuma a responsabilidade de seguir os principais especialistas em liderança. Esteja aberto ao feedback: incentive a atividade de solicitar feedback de sua equipe e colegas. Construa uma comunidade: reúna-se com colegas e colegas líderes em seu nível para discutir seus desafios. Tenha um clube do livro para ler livros de liderança.

Confira mais notícias sobre a Expogestão no A Notícia

Confira os cursos rápidos gratuitos que ocorrem na Expogestão nesta quarta-feira 

"Resultado da demanda por renovação vai ser uma certa decepção do eleitorado", diz especialista em política

"Recuperação econômica começa a apresentar sinais de esgotamento", diz especialista


-->
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona derrota o Atlântico-RS e se mantém na liderança da Liga Nacional https://t.co/xFnO6JOcN4 #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaNereu Martinelli confirma interesse de participar da JEC S.A. https://t.co/IFJ9XolK1d #LeianoANhá 3 horas Retweet
A Notícia
Busca