Reposição da bandeira nacional na Praça da Bandeira de Joinville deve ocorrer em maio - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Cidade27/04/2018 | 11h16Atualizada em 27/04/2018 | 11h16

Reposição da bandeira nacional na Praça da Bandeira de Joinville deve ocorrer em maio

Símbolo foi retirado em 2016 para manutenção do mastro

Reposição da bandeira nacional na Praça da Bandeira de Joinville deve ocorrer em maio Salmo Duarte/A Notícia
Bandeira foi retirada em 2016 e ainda não houve reposição Foto: Salmo Duarte / A Notícia

A Praça da Bandeira de Joinville, na região central, não tem seu principal atrativo há quase três anos: a própria bandeira. Um dos símbolos do patriotismo nacional, a bandeira do Brasil estava hasteada no local no alto de um mastro de 50 metros de altura, mas foi retirada em 2016. Nunca foi reposta. A previsão é de que no mês que vem ela volte a ser vista no local.

Para alguns, apenas um capricho, para outros, seu retorno é esperado por motivo de orgulho. Há quem nem nota e ainda os que sentiam que a presença dela demarcava o vai e vem no Centro de Joinville, seja pelo barulho, seja por ajudar a acompanhar o sentido do vento.

Motivos que nos fazem questionar: o que aconteceu com a bandeira da praça? Quando ela será reposta? Buscamos esclarecer essas dúvidas junto à Prefeitura de Joinville, que explicou que a retirada aconteceu devido à necessidade de manutenção do mastro que a abriga. Isso porque, a estrutura de ferro está enferrujada.

Em nota, a administração municipal informou que, em uma primeira análise, foi cogitada a possibilidade de desmontar a estrutura e passar por ampla reforma, o que geraria um custo estimado de R$ 135 mil. Porém, em decorrência de restrições orçamentárias essa alternativa não foi prioridade.

A prefeitura disse ainda que decidiu fazer uma avaliação mais aprofundada com imagens aéreas que identificaram a necessidade de melhorias especificas. Essa alternativa resultaria em um custo ainda maior.

Entre os problemas verificados, em março do ano passado, está no conjunto de roldanas e polias do mastro, que sofreu travamento por princípio de corrosão. Isso impediu a manutenção do hasteamento da bandeira nacional. Já em fevereiro deste ano a estrutura voltou a ser avaliada e há entendimento de que é possível realizar melhorias sem a desmontagem do utensílio.

A Secretaria de Infraestrutura vai fazer a manutenção das polias e roldanas e efetuar a troca dos cabos de aço. Além disso, deve ser feita uma melhora na iluminação e na sinalização no local. A intenção é de que a manutenção e o hasteamento da bandeira ocorram em maio. 

Leia mais
Confira mais notícias de Joinville e região no NSC Total


 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSuspeito de matar homem é preso em Itapoá, no Litoral Norte de SC https://t.co/LI9yFt8Uir #LeianoANhá 24 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoinville desperdiça 46,5% de toda a água produzida na cidade https://t.co/Jizn6zSj7M #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca