Morre Carlos Musskopf, pastor luterano que teve trajetória de destaque em Joinville - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Despedida16/04/2018 | 18h51Atualizada em 16/04/2018 | 18h51

Morre Carlos Musskopf, pastor luterano que teve trajetória de destaque em Joinville

Homenagem é feita na noite desta segunda-feira no Memorial Martim Lutero, em Porto Alegre

Morre Carlos Musskopf, pastor luterano que teve trajetória de destaque em Joinville Arquivo Pessoal/Divulgação
Carlos Musskopf Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 16 de abril, Carlos Musskopf, o pastor luterano Kali, encerrou sua batalha contra o câncer e descansou. Ele foi um dos pioneiros da trajetória do Bom Jesus/Ielusc, em Joinville, e será lembrado como líder da pastoral universitária. Kali faleceu por volta das 5h e recebe homenagens a partir das 19h30 no Memorial Martim Lutero (Cemitério Evangélico)  de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Ele residia no Estado vizinho há dois anos, mas dedicou parte de sua vida a criar a identidade que hoje rege a Faculdade Ielusc, em Joinville, a de uma universidade jovem e que tem como missão educar as pessoas para o desenvolvimento humano e social.

— Começou conosco em 2000 e o Ielusc surgiu em 1998, então foi um dos nossos pioneiros na trajetória confessional da instituição e ajudou a marcar essa caminhada junto da pastoral universitária, esse é o legado que nos deixa — relembra em homenagem, Silvio Jung, diretor-geral da Associação Educacional Luterana Bom Jesus.

O Pastor Carlos Musskopf tinha 64 anos e era formado em Teologia pela Escola Superior de Teologia em 1979. Kali deixa a esposa, Ruth, com a qual era casado há mais de 30 anos, e seus dois filhos.

Contribuições

De acordo com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil , em vida, Musskopf contribuiu para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor, em Esteio, entre 1980 e 1991 - interrompido por período de atuação como Pastor visitante entre 1986 e 1987 no Saint Olaf College – Northfielt nos Estados Unidos. Em 1991 iniciou as atividades no Pastorado Escolar no Colégio Pastor Dohms até 1994. Ainda em 1994 mudou-se para Munique, onde assumiu um trabalho de intercâmbio com a EKD – Igreja Evangélica na Alemanha, onde permaneceu até 2000. 

A partir de novembro do mesmo ano iniciou sua atuação junto ao IELUSC – Instituto Educacional Luterano de Santa Catarina, em Joinville, onde permaneceu até 2006. Em 2007 assumiu a função pastoral junto à Paróquia do ABCD - Igreja da Ressurreição, onde permaneceu até o final de 2015, quando se mudou para Porto Alegre.

 
A Notícia
Busca