Dia Estadual da Família na Escola acontece em 38 escolas da região Norte de SC - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Educação06/04/2018 | 16h23Atualizada em 06/04/2018 | 16h23

Dia Estadual da Família na Escola acontece em 38 escolas da região Norte de SC

Objetivo é aproximar pais e estudantes no ambiente de ensino

Dia Estadual da Família na Escola acontece em 38 escolas da região Norte de SC Leo Munhoz/Agencia RBS
Dia Estadual da Família na Escola é lei desde janeiro de 2016 Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Trinta e oito escolas vinculadas a Gerência Regional de Educação de Joinville (Gered) realizam neste sábado, 7, atividades com o intuito de aproximar pais e estudantes no ambiente de ensino. O Dia Estadual da Família na Escola é lei desde janeiro de 2016 e surgiu de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED).

Palestras de conscientização sobre saúde da mulher, sexualidade e adolescência, acidentes na infância, aulas de ginástica e horta medicinal integram a programação de algumas escolas. Em outras unidades, terá exposição do conteúdo pedagógico e conversa sobre o desempenho dos estudantes. A programação diversificada inclui a contação de histórias, apresentação de danças, declamação de poesias e campeonatos esportivos entre pais e filhos.

“A presença dos pais na escola, além de colaborar com os múltiplos aspectos, inclusive o disciplinar, é uma valiosa ferramenta para o professor se achegar e conhecer melhor o seu aluno, compreendê-lo e então ajustar o processo pedagógico e fazer com que aprendizagem se torne concreta e eficaz. Esse dia é um estimulo a participação de todos os envolvidos na comunidade escolar”, destaca a gerente da Gered, Lorena Rothbarth.

De acordo com dados da Varkey Foundation, organização não governamental voltada à educação, no Brasil, 46% dos pais e responsáveis por crianças em idade escolar dizem não dedicar tempo suficiente com a educação dos filhos. A pesquisa foi realizada com 27 mil pais de estudantes de 4 a 18 anos em 29 países.

Dia Estadual da Família na Escola

O Dia Estadual da Família na Escola é lei sancionada em janeiro de 2016 e surgiu de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, vinculado a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em parceria com a SED. Santa Catarina é o único estado brasileiro com lei que incentive os familiares a participarem efetivamente da vida escolar dos alunos. Pesquisa liderada pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) comprova que o apoio familiar na escola melhora o aprendizado.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEm meio à crise, JEC busca vitória para respirar na Série C https://t.co/TWFXNZk2br #LeianoANhá 6 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaNSC TV apresenta especial Um Sonho na Nossa Santa Catarina neste sábado https://t.co/nP2H6h78Bj #LeianoANhá 7 horas Retweet
A Notícia
Busca