Veja a programação das missas da Semana Santa nas paróquias da Diocese de Joinville - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

 

Religião28/03/2018 | 12h18Atualizada em 28/03/2018 | 12h25

Veja a programação das missas da Semana Santa nas paróquias da Diocese de Joinville

Entenda o significado de cada celebração desta quarta-feira até o domingo de Páscoa

Veja a programação das missas da Semana Santa nas paróquias da Diocese de Joinville Mariana Luiza/Mitra Diocesana de Joinville
Missas e encenações devem ser feitas pelos padres da Diocese na Semana Santa, a de maior fé para os católicos Foto: Mariana Luiza / Mitra Diocesana de Joinville

A Semana Santa para os católicos é considerada a mais forte data da fé cristã e para relembrar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, as Igrejas católicas da Diocese de Joinville promovem celebrações especiais até o próximo domingo, 1º de abril. A programação nas comunidades começou no Domingo de Ramos e segue com a instituição da eucaristia, a cerimônia de lava-pés, nesta quinta-feira, a paixão e morte de Cristo, na sexta, e seu renascimento, no domingo de Páscoa.

Confira os horários de funcionamento dos serviços e órgãos municipais de Joinville no feriado da Paixão

Cada paróquia da diocese tem horários próprios para as celebrações, com exceção à missa dos Santos óleos, presidida pelo Bispo Dom Francisco Carlos Bach, na noite desta quarta-feira (28). A cerimônia acontece às 19h30 na Paróquia Puríssimo Coração de Maria, em São Bento do Sul, e conta com a consagração e benção dos óleos do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos. O encontro reúne todos os padres da diocese.

Na quinta-feira, 29, todas as paróquias terão missa da Instituição da Eucaristia e o tradicional Lava-pés, com horários variando entre uma comunidade e outra. Já na sexta-feira, 30, quando os fiéis recordam a crucificação e morte de Jesus na cruz, haverá celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas, em todas as paróquias. Algumas das Igrejas optam por encenar o momento, via sacra ou realizar caminhadas penitenciais.

O sábado de aleluia, dia 31, será de vigília Pascal e, no domingo, ocorre a Missa de Páscoa, igualmente em todas as paróquias da região. 

Entenda o significado de cada celebração:

Missa dos Santos Óleos (quarta-feira 28/03) - O Bispo concelebra junto ao clero da Diocese de Joinville para consagrar os óleos usados nas cerimônias de Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. O momento traz ainda a renovação das promessas sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do Bispo, transferida de quinta para quarta-feira por questões pastorais.

‘Óleo do Catecúmenos’: na crença católica significa a liberação do mal, a força de Deus que adentra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. É ele que é utilizado no sacramento do Batismo.

‘Óleo do Crisma’: usado na Confirmação dos adultos na fé, é uma mistura de óleo e bálsamo que representa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar o “bom perfume de Cristo”. O mesmo óleo é utilizado no sacramento do sacerdócio.

‘Óleo dos Enfermos’: significa a força do Espírito de Deus na provação da doença, no fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, também a morte.

Última Ceia e Lava-pés (quinta-feira 29/03) - A Quinta-feira Santa é marcada pela Missa da Ceia do Senhor e comemora a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que foi entregue, ofereceu a Deus Pai seu Corpo e Sangue, simbolizado pelo pão e o vinho, e o entregou aos seus apóstolos. Nesta missa é feita a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, além do Lava-pés. O momento lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus discípulos.

Paixão e Morte (sexta-feira 30/03) - Conhecida como Sexta-feira Santa, a data faz menção ao sofrimento de Cristo até o Monte Calvário e sua morte na cruz. Para os católicos, o silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia, o único do ano em que não há a Santa Missa.

Sábado Santo (31/03) - O dia de Aleluia configura-se na oração silenciosa e de profunda contemplação junto ao túmulo de Jesus. Marca também a Vigília Pascal, considerada a mãe de todas as santas vigílias, realizada à noite e antes do amanhecer de domingo. É nela que a Igreja mantém-se à espera da Ressurreição de Jesus Cristo.

Páscoa (Domingo 01/04) - Celebra Jesus vivo, dia de festa e alegria por Cristo ressuscitado. A Igreja Católica considera a Páscoa a “hora de abraçar a salvação testemunhando uma verdadeira vida cristã. A Páscoa é tida como passagem das trevas para a luz, da morte para a vida e sinal da vitória possível sobre a morte e todos os males. 

Acompanhe a programação das paróquias entre esta quarta-feira e o domingo de Páscoa:

Quarta-feira, 28 de março
*Todas das paróquias

- Missa dos Santos Óleos com participação do Bispo e de todos os padres da Diocese de Joinville, às 19h30, na Paróquia Puríssimo Coração de Maria, em São Bento do Sul.

Joinville

Catedral São Francisco Xavier
Endereço: Rua do Príncipe, 746, Centro
Celebrações: Missas na quinta-feira às 19h30; sábado às 19h; domingo às 6h, 8h, 10h e 19h. Na sexta-feira haverá Via Sacra e procissão, às 19h.

Paróquia Santo Antônio
Endereço: Rua Dona Francisca, 3960, Bom Retiro
Celebrações: Missas na quinta-feira às 19h; sábado às 19h; domingo às 7h30, 9h e 19h. Na sexta-feira haverá Via Sacra e encenação da Paixão de Cristo, no estacionamento da igreja (rua General Câmara).

Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Endereço: Rua Graciosa, 1200, Guanabara
Celebrações: Missas na quinta-feira às 19h30; sábado às 19h30; domingo às 8h e 19h. Na sexta-feira, encenação da Paixão de Cristo, às 19h, no pátio da igreja.

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição
Endereço: Rua Albano Schmidt, 1885, Boa Vista
Celebrações: Missas na quinta-feira às 19h30; sábado às 19h; domingo às 8h e 19h30. Na sexta-feira, caminhada penitencial, às 6h, e encenação da Paixão de Cristo, às 19h.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Endereço: Rua Monsenhor Gercino, 4060, Itaum
Celebrações: Encenação da Paixão de Cristo às 19h30.

Paróquia São Francisco de Assis
Endereço: Rua Platina, 232, Saguaçu
Celebrações: Missas na quinta-feira às 19h30; sábado às 19h; domingo às 9 e 19h. Na sexta-feira, Via Sacra às 19h30.

Paróquia Cristo Ressuscitado
Endereço: Rua Guararapes, 100, Floresta
Celebrações: Na sexta-feira, encenação da Paixão de Cristo, às 19h. O cortejo sai da frente ao Material de Construção Vera Cruz em direção à Comunidade Nossa Senhora Aparecida, km 4.

Paróquia São João Batista
Endereço: Rua Miosotis, 145, Fátima
Celebrações: Na sexta-feira, encenação da Paixão de Cristo, às 19h, no pátio da igreja matriz.

Paróquia São Miguel Arcanjo
Endereço: Rua Paulo Roberto Anastácio, 1170, Paranaguamirim
Celebrações: Missas na quinta-feira às 19h30; sábado às 19h30; domingo às 9h30. Na sexta-feira haverá caminhada penitencial às 6h e teatro da Paixão de Cristo, às 18h30.

Paróquia Nossa Senhora de Belém
Endereço: Rua Universidade, 110, Boehmerwald
Celebrações: Sexta-feira tem encenação da Paixão de Cristo, às 18h.

Jaraguá do Sul 

Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Endereço: Rua Luiz Sarti, 1397, Nereu Ramos
Celebrações: Missas na quinta-feira às 19h30; sábado às 19h; domingo às 9h30. Na sexta-feira, encenação da Paixão, às 16h30. Domingo, encenação da ressurreição, procissão e missa, às 5h.

Paróquia São Judas Tadeu
Endereço: Rua Henrique Nagel, 300, Água Verde
Celebrações: Sexta-feira haverá encenação da Paixão de Cristo, às 19h.

Paróquia São Francisco de Assis
Endereço: Rua Bernardo Werner Grubba Junior, 127, Centenário
Celebrações: Missas na quinta-feira às 19h30; sábado às 20h30. Na sexta-feira, às 15h, encenação da Paixão de Cristo com o Grupo teatral Artistas de Cristo. Domingo, missa da ressurreição com encenação, às 6h.

Paróquia São Cristóvão
Endereço: Rua Roberto Ziemann, 2960, Amizade
Celebrações: Missas na quinta-feira às 19h30; sábado às 19h30; domingo às 8h. Na sexta-feira haverá Via Sacra às 5h (saída na frente ao PAMA em direção à comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro).

Schroeder 

Paróquia São Vandelino
Endereço: Rua Marechal Castelo Branco, 2190
Celebração: Sexta-feira haverá celebração da Paixão de Cristo (com encenação), às 15h, com a Cia Teatral Maná. No domingo tem missa da ressurreição (com encenação), às 6h.

Rio Negrinho 

Paróquia Cristo Rei
Endereço: Rua Waldomiro Francisco Anton, 317, São Rafael
Celebrações: Sexta-feira, encenação da Paixão de Cristo, às 19h, em frente à matriz.

 
A Notícia
Busca