Morre Galina Kravchenko, professora do Bolshoi de Joinville e ex-solista do Bolshoi de Moscou - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Obituário10/03/2018 | 10h14Atualizada em 10/03/2018 | 14h35

Morre Galina Kravchenko, professora do Bolshoi de Joinville e ex-solista do Bolshoi de Moscou

Ela foi esposa do idealizador da Escola Bolshoi no Brasil e dedicou seus últimos 18 anos à instituição

Morre Galina Kravchenko, professora do Bolshoi de Joinville e ex-solista do Bolshoi de Moscou Vanderléia Macalossi/Divulgação
Atendendo seu último pedido, o velório será realizado na sede da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville neste sábado Foto: Vanderléia Macalossi / Divulgação
A Notícia
A Notícia

A russa Galina Kravchenko, professora e bailarina do Bolshoi, morreu na noite de sexta-feira em Joinville. Com 73 anos, ela lutava contra o câncer há cinco e estava em sua casa quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. Atendendo seu último pedido, o velório está ocorrendo até às 15h30 deste sábado na sede da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville.

Galina era esposa do idealizador da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Aleksander Bogatiriev. Chegou em Joinville para realizar o sonho de seu esposo, que era participar efetivamente da criação de uma escola do famoso Bolshoi fora da Rússia. O desejo foi alcançado em 2000, ano de inauguração da escola.

Desde lá, se dedicou ao Bolshoi durante 18 anos nas funções de ensaiadora, professora e  coreógrafa. Sua relação com Joinville era muito próxima, tanto que em 2013 ela recebeu o título de cidadã honorária do município.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil destacou que Galia repetia constantemente que a Escola era a sua família, inclusive citando em uma entrevista que “Minha vida é mais completa nessa Escola. Sou realizada por todos esses anos de dedicação e muito trabalho, e feliz em fazer parte dessa grande família”.

Galina deixa um filho, Vladimir Bogatiriev, e milhares de admiradores que tiveram a oportunidade de tê-la como amiga, mestre e artista. “Nossa eterna reverência a esta grande artista!”, encerra a nota enviada pela Escola.

Carreira na Rússia

Galina Kravchenko nasceu em Moscou, Rússia. Formou-se pela Escola Coreográfica Acadêmica de Moscou. Foi solista do Teatro Bolshoi de Moscou por 21 anos e dançou todo o repertório do Teatro Bolshoi. Participou de turnês por toda a Europa, América do Sul, Estados Unidos, África e Ásia, além de ter dançado em concertos de gala com grandes nomes, entre eles Rudolf Nureyev.

Diplomou-se no curso superior de dança do Instituto Estatal de Artes Cênicas de Moscou, especializando-se em direção de balé. Depois se tornou professora residente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil nas áreas de dança à caráter, repertório e clássico. Atuou também como ensaiadora nas principais obras da Escola: Grande Suíte do Ballet Don Quixote, Suíte do Ballet Quebra-Nozes, Príncipe Igor, Raymonda e Giselle.

Sua última homenagem pública como ícone da dança foi em 2017. Na época, seu trabalho foi reconhecido durante a 35º edição do Festival de Dança de Joinville.

Leia mais

Confira mais notícias de Joinville e SC no NSC Total 

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaHomem cumprindo pena em regime aberto é preso suspeito de roubar loja em Joinville  https://t.co/0AJlTjdZi2 #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMil litros de lixo são recolhidos durante caminhada em Joinville https://t.co/3O8Xs0fvpk #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca