VÍDEO: Alunos são transportados em ônibus superlotado em Barra Velha - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Educação21/02/2018 | 13h52Atualizada em 21/02/2018 | 14h29

VÍDEO: Alunos são transportados em ônibus superlotado em Barra Velha

Cerca de 100 alunos foram transportados no mesmo coletivo, um deles chegou a passar mal

VÍDEO: Alunos são transportados em ônibus superlotado em Barra Velha Reprodução/
Foto: Reprodução
A Notícia
A Notícia

Na manhã desta terça-feira, alunos de uma escola no bairro Vila Nova, em Barra Velha, reclamaram da superlotação em um ônibus de transporte escolar.  Um vídeo chegou a circular por aplicativo de mensagem demonstrando a situação. Cerca de 100 alunos foram transportados no mesmo coletivo. Alguns estudantes permaneceram em pé durante toda a viagem.

Uma ambulância precisou ser acionada para atender uma das crianças que passou mal, por conta da lotação. A Secretaria de Educação do município confirmou a situação, mas garantiu que a superlotação ocorreu porque alguns ônibus da frota municipal estão sendo utilizados para transportar alunos do Ensino Médio, que seria responsabilidade do Governo no Estado. 

Além disso, a SED informou que houve ampliação de matrículas neste ano e ainda situações onde os alunos residem próximo à escola, mas acabam utilizando a frota escolar porque os pais levam às crianças, mas não buscam. Estes fatores também teriam acarretado a superlotação.

Já o Estado informou que tem parceria com 289 municípios de Santa Catarina, onde há repasse do recursos para realizar o transporte dos alunos. Em reunião entre a Secretaria de Estado da Educação e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) ficou definido que o repasse desses valores referente ao transporte escolar para os municípios, feito mensalmente pelo Governo do Estado, inicia em março, assim como realizado nos anos anteriores. 

Este pagamento é feito depois da segunda quinzena do mês, em virtude da apresentação do número de alunos da rede estadual efetivamente transportados pelo município. Este levantamento é informado por parte da cada Gerência Regional de Educação (Gered) dos municípios, após conferencia das planilhas e assinatura do Prefeito.  O Estado possuí parceria com 289 municípios no transporte escolar. 

A cidade de Barra Velha possuí lei municipal de 2016 que regulamenta o transporte escolar municipal. O documento prevê que “fica autorizada a concessão gratuita de transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, abrangendo a Educação Infantil na área pré-escolar, a Educação Especial, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a ser realizado pelos veículos ônibus da frota municipal, para os itinerários compreendidos entre residência-escola e escola-residência, dentro dos limites do Município”. 

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia3ª Festa das Cores ocorre neste sábado em Joinville https://t.co/uUHwnhujqJ #LeianoANhá 10 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSuspeito de aplicar golpes em mulheres que conhecia pela internet é preso em São José https://t.co/aRkY6SaNxb #LeianoANhá 10 horas Retweet
A Notícia
Busca