Abastecimento de água continua comprometido em bairros das regiões Leste e Sul de Joinville - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Abastecimento21/02/2018 | 10h30Atualizada em 21/02/2018 | 14h46

Abastecimento de água continua comprometido em bairros das regiões Leste e Sul de Joinville

Previsão é que o sistema seja restabelecido por completo na manhã de sexta

Abastecimento de água continua comprometido em bairros das regiões Leste e Sul de Joinville Salmo Duarte / Jornal A Notícia/Jornal A Notícia
Foto: Salmo Duarte / Jornal A Notícia / Jornal A Notícia

Bairros da zona Leste, Norte e Sul de Joinville podem sofrer com a falta de água durante a quarta e quinta-feira. A falta de água ocorre depois de um vazamento na adutora da rua Almirante Jaceguay, na zona Norte da cidade. Para realizar o reparo no local, a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão precisou ser suspensa, deixando cerca de 70% dos joinvilenses sem água na noite desta terça-feira. 

Equipes da Companhia Águas de Joinville trabalharam durante a noite para conter o vazamento e religar o sistema. Por volta das 1 hora desta quarta, os trabalhos na ETA foram retomados. Mas os moradores ainda podem sofrer com a falta de água, já que o sistema pode demorar algum tempo para normalizar por completo. O calor e alto consumo de água também dificultam o restabelecimento da rede. 

 O vazamento ocorreu na adutora de 600 milímetros. De acordo com César Meyer, assessor de desenvolvimento e planejamento da Companhia, o problema já havia sido mapeado na segunda-feira pela empresa, que tentou vedar a vazão na tentativa de não precisar paralisar a estação. Porém, no final da tarde de terça-feira, a companhia observou a necessidade de seccionar a tubulação, para isso foi necessário desligar a ETA para secar os valos. A estação do Cubatão ficou cerca de cinco horas paralisada, causando impacto em pelo menos 29 bairros da cidade.   

— Isso impacta bastante porque os reservatórios da estação de tratamento não conseguem amanhecer em sua totalidade, isso impacta no abastecimento de 70% da população — explica o assessor. 

Ao longo desta quarta, os joinvilenses devem sentir o sistema sendo restaurado. Mas, para as pessoas que residem mais distante da estação - nas pontas da rede - o fornecimento deve normalizar por completo até a manhã de sexta-feira, podendo ocorrer períodos de baixa pressão nos canos. Os moradores que residem em áreas mais altas também podem enfrentar este problema.

Os bairros mais distantes, localizados no extremo Sul e Leste,, que podem sofrer com a falta d’água nesta quarta e quinta são: Parque Guarani, Paranaguamirim, Ulysses Guimarães, João Costa, Jardim Irirú, Iririú e também os bairros na região Norte como o Jardim Paraíso, Jardim Sofia e Vila Cubatão.

Com a parada da ETA, a restauração do sistema pode acarretar outros pontos de vazamento devido a pressão na tubulação. Segundo Meyer, a Companhia retorna o abastecimento de forma gradativa para evitar este “golpe” e minimizar o dano à população. 

A Águas de Joinville orienta, principalmente para quem mora próximo da estação, a economizar no consumo para que os moradores das pontas de rede tenham o abastecimento  normalizado com mais agilidade. Além disso, Meyer também  reforça a importância da caixa d’água, principalmente nestes casos em que a empresa necessita suspender a ETA para realizar a manutenção na rede. 


 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaStammtisch reúne 30 mil pessoas e bate recorde de público em Joinville https://t.co/o3p9KysHzn #LeianoANhá 11 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaManifestação contra o PT é realizada em Joinville https://t.co/7rpisz31D6 #LeianoANhá 11 horas Retweet
A Notícia
Busca