Sobe para 23 o número de cidades atingidas pelas chuvas em Santa Catarina - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Chuva em SC12/01/2018 | 18h38Atualizada em 12/01/2018 | 18h38

Sobe para 23 o número de cidades atingidas pelas chuvas em Santa Catarina

Em Florianópolis o número de desalojados caiu de 1.230 para 38, mas ao menos 150 pessoas seguem desabrigadas

Sobe para 23 o número de cidades atingidas pelas chuvas em Santa Catarina Prefeitura de Florianópolis / Comcap / Divulgação/Comcap / Divulgação
Em Florianópolis, cerca de 100 toneladas de material danificado pelas chuvas e restos de vegetação já foram retirados nas ruas nesta sexta-feira Foto: Prefeitura de Florianópolis / Comcap / Divulgação / Comcap / Divulgação

A Defesa Civil Estadual atualizou na tarde desta sexta-feira, por volta das 17, o número de cidades atingidas pelas chuvas em Santa Catarina. Até o momento, subiu de 20 para 23 o total de municípios que registraram alguma ocorrência desde o começo da semana. Ao todo, são contabilizadas três mortes - em São João Batista e em Florianópolis -, um ferido e um desaparecido, em Balneário Camboriú. Os principais registros seguem sendo os de alagamento, chuvas intensas, enxurradas e deslizamentos. Em todo Estado ao menos 1,3 mil casas fora danificadas, 1,7 mil pessoas estão desalojadas e outras 158 desabrigadas. 

Em Florianópolis, uma das cidades mais atingidas pelo temporal, principalmente na madrugada de quinta-feira, o número de pessoas desalojadas caiu de 1.230 para 38. Já o número de desabrigadas segue em 150. Nesta quinta-feira a prefeitura precisou ativar três abrigos nos bairros Centro, Saco Grande e Rio Tavares para acomodar as famílias atingidas, no entanto, os abrigos estão vazios nesta sexta-feira. Todos devem permanecer abertos até o fim de semana. No Rio Tavares, a comunidade deve preparar um jantar e, na sequência, quem precisar pode pernoitar no local.

Conforme a Defesa Civil estadual, já foram destinados para a população de Florianópolis ao menos 4 mil litros de água, 140 kits de limpeza e 170 e higiene pessoal, 100 cestas básicas, 300 colchões e 300 kits de acomodação.

Ao longo desta sexta-feira a prefeitura de Florianópolis também mobilizou equipes e limpeza para remover resíduos que estavam sobre pistas e calçadas, como restos de vegetação, entulhos e móveis que se acumularam após a enxurrada. Até o momento já foram recolhidas 100 toneladas de material. A limpeza de algumas praias atingidas também está sendo feita.

A prefeitura ainda informou que a coleta de lixo segue normalmente em grande parte da cidade, exceto em alguns pontos no bairro Ratones, no Canto da Lagoa e em ruas isoladas no Campeche, onde ainda há áreas alagadas. A expectativa é de que o serviço deve ser completamente normalizado até o sábado de manhã.

Confira a lista das cidades atingidas até o momento são:

Lauro Muller
Imbituba
Florianópolis
Braço do Norte
São José
São João Batista
Biguaçu
São Francisco do Sul
Penha
Itapema
Balneário Camboriú
Itajaí
Bombinhas
Navegantes
Taió
Camboriú
Porto Belo
Governador Celso Ramos
Tijucas
Palhoça
Canoinhas
Joinville
Brusque

Leia também:

Limpeza e reconstrução após os estragos da chuva: "agora é trabalhar dia após dia"

Levantamento de estragos ainda não foi concluído, mas recurso federal está disponível

 
A Notícia
Busca