Sisu 2018: inscrições já estão abertas; veja como fazer  - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Rumo a um curso superior23/01/2018 | 06h43Atualizada em 23/01/2018 | 06h43

Sisu 2018: inscrições já estão abertas; veja como fazer 

Candidatos a vagas nas instituições de Ensino Superior que não zeraram a redação no Enem 2017 podem se inscrever desde o início desta terça-feira (23/1)

Sisu 2018: inscrições já estão abertas; veja como fazer  /
GaúchaZH
GaúchaZH

Começaram as inscrições no primeiro Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2018: alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e querem uma vaga em instituições públicas de Ensino Superior terão da 0h desta terça-feira (23) até as 23h59min de sexta (26) para se inscrever. É necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site.

Menos de uma hora após o início das inscrições, já surgiram candidatos reclamando nas redes sociais de problemas para se candidatar ao Sisu. Além de registros de instabilidade na página, um dos principais relatos é sobre um aviso na tela informando que não é possível acessar o sistema com nota na redação igual a zero. Outra reclamação se refere às imagens que aparecem na fase de confirmação do acesso após a digitação do número de inscrição e da senha. Os candidatos relatam que o sistema dá a opção de quatro figuras e pede para clicar em uma delas, mas que nenhuma das imagens correspondem ao item que foi pedido.

Assim como nos anos anteriores, serão abertos dois processos seletivos. Um deles, com inscrições neste fim de janeiro, distribuirá vagas para o primeiro semestre letivo. O outro, com inscrições programadas para o fim de maio, será destinado ao preenchimento de vagas para iniciar os estudos nas universidades e institutos federais participantes no segundo semestre.

De acordo com as regras do Sisu, podem concorrer às vagas estudantes que tenham feito a mais recente edição do Enem e obtido nota acima de zero na prova de redação. No total, são 239.601 vagas de graduação disponíveis em 130 instituições – entre universidades e institutos federais.

Quem pode se inscrever?

Todos que tenham feito o Enem 2017 e que não zeraram a redação. Candidatos matriculados em instituições de Ensino Superior podem concorrer, mas não podem ocupar duas vagas simultaneamente em estabelecimentos públicos.

Os cursos

O candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Ao final dessa etapa, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, conforme as notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Caso a nota possibilite classificação nas duas opções, ele será selecionado exclusivamente para a primeira.

Como fazer

A inscrição no site do Sisu deve ser feita com o número de inscrição e a senha do Enem 2017, sem cobrança de taxas. O Sisu ficará disponível entre a 0h desta terça-feira e as 23h59min de sexta, ininterruptamente.

Modificar opções

É permitido, durante o período de inscrição, modificar as opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Nota de corte

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. É apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição – não garante seleção para a vaga ofertada. As notas de corte são sempre divulgadas à meia-noite.

Classificação parcial

Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, no boletim, a classificação parcial na opção do curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção.

Cronograma

Da 0h de terça (23/1) até sexta-feira (26/1): prazo para as inscrições.
29/1: resultado da chamada regular.
29/1 a 7/2: prazo para participar da lista de espera.
30/1 a 7/2: matrícula da chamada regular.
9/2: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

 
A Notícia
Busca
Imprimir