Instituto Rio dos Peixes é alvo de ações de vandalismo em Joinville - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Depredação29/01/2018 | 10h46Atualizada em 29/01/2018 | 10h46

Instituto Rio dos Peixes é alvo de ações de vandalismo em Joinville

Telhados, portas, janelas e até a parte elétrica foi danificada durante a ação

Instituto Rio dos Peixes é alvo de ações de vandalismo em Joinville Instituto Rio dos Peixes/Divulgação
Foto: Instituto Rio dos Peixes / Divulgação

Membros do Instituto Socioambiental Rio dos Peixes, em Joinville, foram surpreendidos ao chegar ao local na manhã desta segunda-feira. A instituição, que fica no bairro Vila Nova, na zona Oeste, sofreu com ações de vandalismo. Houve danos na parte elétrica para furtar os fios de cobre. Algumas pichações nas paredes mostram a sigla de uma organização criminosa que atua na cidade, a polícia foi acionada para investigar o ocorrido.

Os suspeitos também quebraram telhas – possivelmente para ter acesso aos fios. Sem parte da cobertura, há risco de que ocorram infiltrações no local. Portas, janelas, torneiras e a caixa d’ água também foram danificadas. Além disso, as paredes foram pichadas, banheiros destruídos e atearam fogo no jardim. 

— Estamos agora tentando salvar o material institucional, as cartilhas educativas. Muita coisa deste material foi bagunçada. Eles não entraram na ‘sala piraí’, o que significa que a exposição Compromisso Piraí está salva. (A ação) foi mais na parte da estrutura física do prédio — afirma Lara Anelise Klostermann, diretora administrativa da instituição.  

Sede do Instituto Rio dos Peixes, no bairro Vila Nova, é atingida por vândalos
Grupo trabalha para recuperar material educativo danificado durante a ação de vandalismoFoto: Instituto Rio dos Peixes / Divulgação

O Instituto Rio dos Peixes possui um termo de cooperação, desde 2012, com a Prefeitura Municipal de Joinville, por intermédio da então Fundação Municipal 25 de Julho. A unidade promove ações de educação ambiental e, desde o ano passado, intensifica esforços para captar recursos para manutenção da sede. 

O prédio já foi uma unidade escolar rural, a Escola Municipal Padre Carlos, desativada em 2012. Os membros voluntários se esforçam ao longo de quase seis anos para transformar o local em um espaço permanente de educação ambiental. 

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVÍDEO: Homem é detido após arrombar padaria a chutes em Joinville https://t.co/PwIO0u5YYx #LeianoANhá 10 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVÍDEO: Homem é detido após arrombar padaria a chutes em Joinville https://t.co/jlp7nuCivH #LeianoANhá 14 minutosRetweet
A Notícia
Busca