Bairros das regiões Norte, Oeste e Central foram os mais afetados em Joinville - Geral - A Notícia

Vers?o mobile

 

Chuva no Norte17/01/2018 | 08h14Atualizada em 17/01/2018 | 12h01

Bairros das regiões Norte, Oeste e Central foram os mais afetados em Joinville

Segundo a Defesa Civil, bairro de Pirabeiraba recebeu o maior volume de chuvas, com precipitação de 167 mm, o equivalente a um mês de chuvas

Bairros das regiões Norte, Oeste e Central foram os mais afetados em Joinville Divulgação/Divulgação
Alagamento na terça-feira de noite, em área central de Joinville Foto: Divulgação / Divulgação

 A chuva que atinge Joinville desde o começo da noite de terça-feira (16/01/2018), e durou toda a madrugada desta quarta-feira (17/01), teve volume alto de precipitação em vários pontos da cidade.
De acordo com a Defesa Civil, a região que recebeu mais chuva foi a de Pirabeiraba. A estação meteorológica localizada na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (antiga Fundação 25 de Julho), registrou 167 milímetros de água. O volume representa a quantidade de um mês de chuva. Na região Central, foram 103 milímetros, o que também alcança volume de aproximadamente 30 dias de precipitação. 

Com o volume, diversas ruas ficaram alagadas, principalmente nos bairros das regiões Norte, Oeste e Central de Joinville. O rio Cachoeira chegou a transbordar em alguns pontos da cidade. A preocupação é que há previsão de pico de maré, de 1,7 metro, previsto às 4h48 desta quinta-feira (18/01). Se isso se confirmar, poderá haver expansão da área de alagamentos.

Univille alagada apos forte chuva. Zona Industrial
Foto: Celso Mattos Sobrinho / Divulgação

A região dos terminais Norte e Central, principalmente, estão limitadas para a circulação dos coletivos. Os alagamentos poderão ocasionar restrições dos serviços das linhas de transporte da cidade durante a manhã desta quinta-feira (17/01).

Monitoramento

Equipes da Defesa Civil continuam a monitorar áreas atingidas. Não foram registradas pessoas desalojadas ou desabrigadas. Mesmo assim, foi acionado o Plano de Abrigos Provisórios, por meio da Secretaria de Assistência Social. Um ponto de sobreaviso foi mantido no Jardim Paraíso. Caso houver necessidade de atendimento, ele será aberto para receber moradores atingidos por alagamentos.

A Defesa Civil recebeu cerca de 80 ligações durante a noite e madrugada, principalmente de registros dos alagamentos. Houve alguns pontos de deslizamento no Jardim Paraíso e também em Pirabeiraba. Um raio chegou atingir uma moradia no Jardim Paraíso, danificando a cobertura. O morador recebeu lonas da Defesa Civil.

A estrutura conta com apoio do Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito de Joinville, 62º Batalhão de Infantaria, voluntários dos Clube do Jipeiro de Joinville, Grupo de Resgate de Montanhas, Clube Rádio Amador de Joinville e Núcleo de Proteção e Defesa Civil.

Locais de maior volume de chuva

Distrito de Pirabeiraba (antiga Fundação 25 de Julho): 167 mm.
Distrito de Pirabeiraba (Quiriri): 132 mm.
Centro: 103 mm.
Vila Nova: 89 mm.
Aventureiro: 80 mm.
Paranaguamirim: 69 mm,
Costa e Silva: 53 mm.
Iririú: 29 mm.

 Previsão do tempo 

A previsão para esta quarta aponta o predomínio de nuvens, sobretudo no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, conforme informações de Leandro Puchalski. O ar quente e úmido mantém a formação de nuvens que até permitem aberturas de sol, mas momentâneas, já que as pancadas de chuva mal distribuídas seguem previstas. No período da manhã poderemos ter instabilidades, mas elas são bem mais propícias entre a tarde e a noite.

Recomendações da Defesa Civil 

Jardim Sophia,agua na cintura
Foto: Gabriela Florêncio / A Notícia

Alagamentos ou inundações:
Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra:
Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSábado tem céu encoberto e momentos de chuva na maior parte do Estado https://t.co/5827pnWSVJhá 7 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaHorário de verão termina neste fim de semana  https://t.co/8dZhJHj0bHhá 7 minutosRetweet
A Notícia
Busca