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Em baixa com passageiros30/01/2018 | 16h19Atualizada em 30/01/2018 | 20h03

Aeroporto Hercílio Luz tem pior índice de satisfação dos passageiros, aponta pesquisa

Pela primeira vez terminal é incluído em levantamento trimestral  da Secretaria Nacional de Aviação Civil , que engloba os 20 maiores aeroportos

Aeroporto Hercílio Luz tem pior índice de satisfação dos passageiros, aponta pesquisa Marco Favero/Diário Catarinense
Foto: Marco Favero / Diário Catarinense
Diário Catarinense
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Dentre os 20 maiores aeroportos do país, o Hercílio Luz, em Florianópolis, apresentou a pior nota em relação à satisfação dos passageiros. A nota foi de 3,51, sendo que vai de 1 a 5. O aeroporto de Curitiba, por exemplo, que teve melhor avaliação, alcançou 4,77 pontos. O resultado da Pesquisa de Satisfação do Passageiro nos terminais brasileiros, responsáveis por 87% da movimentação de passageiros no país, foi divulgado nesta terça-feira à tarde.  

Na opinião dos usuários, entre os 38 indicadores pesquisados, apenas 9 tiveram notas acima de 4. A cordialidade dos funcionários da emigração recebeu a maior pontuação, 4,48. A qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem e o tempo de fila na emigração alcançaram 4,27. O quesito cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança ficou com 4,21.

Já o custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes (2,46), custo-benefício do estacionamento (2,17), custo-benefício dos produtos comerciais (2,67) e o tempo de fila na imigração (2,86) receberam as piores avaliações por parte dos entrevistados para o período.

Além do Hercílio Luz, também foram incluídos pela primeira vez na avaliação os aeroportos de Belém (PA), Maceió (AL), Goiânia (GO) e Vitória (ES). Nos novatos a pesquisa foi realizada entre novembro e dezembro de 2017, já nos 15 demais no último trimestre do ano passado. Por isso, a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil os avalia em rankings separados nesta primeira avaliação.  Considerando apenas a média de satisfação geral para os cinco aeroportos pesquisados foi de 3,99, de acordo com a avaliação dos 4.836 entrevistados, sendo que a meta do governo é de 4 pontos para cada aeroporto.  

A pesquisa divulga o resultado da avaliação dos aeroportos em relação à satisfação dos passageiros com base em 38 quesitos de infraestrutura, atendimento, serviços, itens de gestão, além da satisfação geral, com notas entre 1 e 5, sendo 1 "muito ruim" e 5 "muito bom". 

O que diz
Infraero
O Aeroporto de Florianópolis foi concedido à iniciativa privada e estava em processo de transição operacional quando a pesquisa foi realizada. Ainda assim, a Infraero avaliará o resultado obtido durante sua gestão para aprimorar seus processos nos demais aeroportos de sua rede. Além disso, a empresa segue à disposição da Floripa Airport, dando suporte às operações do aeroporto, conforme previsto no contrato de concessão.

Floripa Airport
O relatório foi realizado antes da concessionária assumir as operações do aeroporto. A empresa assumiu em 3 de janeiro de 2018, há menos de um mês, e desde então, implementou uma série de melhorias no terminal, como
ampliação da capacidade da área de inspeção de segurança; instalação de uma nova rede de wi-fi gratuito; início das reformas de várias lojas e restaurantes e negociação com novos parceiros. 

O que é a pesquisa

Trimestralmente, desde 2013, o Ministério dos Transportes divulga o resultado da avaliação dos principais aeroportos em relação à satisfação dos passageiros com base em 38 quesitos de infraestrutura, atendimento, serviços, itens de gestão, além da satisfação geral, com notas entre 1 e 5, sendo 1 "muito ruim" e 5 "muito bom". 

Confira as notas dos aeroportos participantes da pesquisa:

Curitiba 4,77
Viracopos 4,76
Confins 4,48
Natal 4,48
Santos Dumont 4,43
Guarulhos 4,43
Manaus 4,39
Brasília 4,34
Fortaleza 4,32
Recife 4,29
Porto Alegre 4,28
*Maceió 4,28
Congonhas 4,22
*Goiânia 4,21
Cuiabá 4,14
Galeão 4,11
*Belém 4,01
Salvador 3,91
*Vitória 3,85
*Florianópolis 3,51

* Entrevistas em apenas dois meses e não trimestral, como nos demais

Catarinenses podem ter CNH digital a partir desta quinta-feira 

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