SC tem mais um curso de medicina aprovado   - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Ensino superior29/12/2017 | 15h02Atualizada em 29/12/2017 | 18h11

SC tem mais um curso de medicina aprovado  

Campus na Uniarp em Caçador, no Meio-Oeste, conseguiu autorização para 80 vagas anuais do curso de graduação; agora no Estado serão 14 cursos de medicina 

SC tem mais um curso de medicina aprovado   Guilherme Santos/Especial
Foto: Guilherme Santos / Especial

Alunos que queiram estudar medicina terão mais uma opção em Santa Catarina. Foi publicada no Diário Oficial de Santa Catarina desta quinta-feira a autorização para oferta do curso no campus de Caçador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Segundo dados do site do Ministério da Educação, será o segundo curso de medicina do Meio-Oeste - a Unoesc oferece a graduação em Joaçaba. No total, com essa aprovação, serão 14 cursos no Estado.

Segundo a publicação oficial, serão 80 vagas anuais. O texto não especifica quando serão abertas as vagas, porém, em notícias divulgadas pela universidade a expectativa era abrir as vagas no segundo semestre de 2018 ou início de 2019. 

Como a instituição faz parte do Sistema Estadual de Ensino, a autorização para funcionamento do curso foi feito pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), através de avaliações de uma comissão. A partir da implementação, o CEE fará nova avaliação para reconhecimento do curso.

Conforme a Uniarp, a aprovação do curso, por unanimidade, aconteceu na Sessão Plena do CEE/SC do dia 12 de dezembro.  A instituição diz que vai ofertar o curso em regime integral diurno, com duração de seis anos (12 semestres). Serão dois anos compondo o primeiro ciclo de aprendizagem (integrando conhecimentos básicos aos aplicados e aos cenários de práticas relevantes, dando ênfase aos conhecimentos básicos), dois anos no segundo ciclo de aprendizagem (ênfase nos conhecimentos aplicados), e dois anos no terceiro ciclo de aprendizagem na modalidade Internato Médico. 

 Ainda segundo a instituição, em Caçador existem 96 médicos ativos e regulares registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) para uma população estimada de 77.323 habitantes (IBGE), numa razão de 1,24 médicos por mil habitantes, bem abaixo da meta desejada, que é de 2,7 médicos.

Onde estão os cursos de medicina em SC:

Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) - Rio do Sul
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) - Chapecó
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Chapecó
Universidade da Região de Joinville (Univille) - Joinville
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) - Criciúma
Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) - Joaçaba
Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) - Lages
Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) - Tubarão
Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)  - Palhoça
Universidade do Vale do Itajaí (Univali) - Itajaí
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis
Universidade Regional de Blumenau (Furb) - Blumenau
Universidade do Contestado (UNC) - Mafra
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) - Caçador  (vagas ainda não abertas)

Fonte: MEC

Leia também:

Piso salarial dos professores terá reajuste de 6,81% em 2018

Planalto Norte de SC terá curso de medicina no segundo semestre de 2017

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDo clássico ao rock, Pianíssimo de Joinville prova que piano é para todos os gostos e idades  https://t.co/CAz69AcaB7 #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia3ª Festa das Cores ocorre neste sábado em Joinville https://t.co/uUHwnhujqJ #LeianoANhá 14 horas Retweet
A Notícia
Busca