Florianópolis e Bal. Camboriú estão entre os principais destinos dos brasileiros para o verão - Geral - A Notícia

Versão mobile

Alta Temporada18/12/2017 | 08h13Atualizada em 18/12/2017 | 08h13

Florianópolis e Bal. Camboriú estão entre os principais destinos dos brasileiros para o verão

Capital fica atrás apenas de São Paulo em lista do Ministério do Turismo e lidera procura em site de buscas de hotéis

Florianópolis e Bal. Camboriú estão entre os principais destinos dos brasileiros para o verão Felipe Carneiro/Diario Catarinense
Praia de Jurerê, em Florianópolis, ficou lotada neste domingo Foto: Felipe Carneiro / Diario Catarinense

Florianópolis e Balneário Camboriú estão na lista dos principais destinos dos brasileiros para a próxima temporada de verão, que promete aumentar a taxa de ocupação em hotéis a partir desta semana. Na relação divulgada pelo Ministério do Turismo, a capital catarinense fica atrás apenas de São Paulo, enquanto Balneário Camboriú aparece como a nona cidade com maior perspectiva de procura.

A expectativa é de que ao menos 2,09 milhões de viagens tenham Florianópolis como destino. Balneário Camboriú deve ser o endereço final de outras 1,08 milhão de viagens. Até fevereiro, conforme a projeção do Ministério do Turismo,  os brasileiros deverão realizar 74,13 milhões de viagens, com maior concentração entre o Natal e o Réveillon, além do Carnaval.

Florianópolis também é o principal destaque entre as cidades turísticas brasileiras no ranking do site de busca de hotéis Trivago, ficando à frente do Rio de Janeiro e de Porto Seguro nos planos dos viajantes para o Ano-novo. O levantamento aponta que os turistas estrangeiros pretendem ficar em média seis dias na capital do Estado e a média de preços clicados é de R$ 688,00. 

Na Argentina, Florianópolis também tem a maior procura (com estadia média de 9,6 dias), acima inclusive de Mar del Plata, na Argentina, e de Punta Del Este, no Uruguai. Uruguaios também preferem Florianópolis (oito dias em média), acima de suas próprias praias de La Paloma e Punta del Este.

—Estamos bastante otimistas. Acreditamos que teremos uma temporada melhor do que no ano passado. O nível de consulta nos estima a dizer isso - destaca o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Estanislau Emílio Bresolin.

A projeção do sindicato é de que a taxa de ocupação nos hotéis de Florianópolis às vésperas do Natal repita a marca de 60 a 65% alcançada em anos anteriores. Como o cenário é de recuperação econômica, o presidente da entidade prevê que os números possam ser ainda maiores.

—Acho que vamos repetir essa marca com até algum acréscimo. Pode não ser um crescimento muito significativo, mas o importante é não termos retrocesso — avalia.

Para o período do Réveillon, a estimativa é de que a taxa de ocupação alcance os 90%, número considerado positivo. O pico de procura nos hotéis costuma se prolongar até o dia 5 de janeiros, diz Estanislau, quando o perfil dos viajantes muda do "turista de festas" para o "turista de férias".

ESTIMATIVA DE VIAGENS NO VERÃO

São Paulo 3,28 milhões
Florianópolis 2,09 milhões
Rio de Janeiro 2,03 milhões
Praia Grande 1,86 milhão
Salvador 1,69 milhão
Fortaleza 1,22 milhão
Curitiba 1,18 milhão
Cabo Frio 1,18 milhão
Balneário Camboriú 1,08 milhão
Recife1,08 milhão

Fonte: Ministério do Turismo

Confira outras notícias da Grande Florianópolis

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPolícia conclui investigação do caso de idoso agredido após briga no trânsito em Joinville https://t.co/iV5OZcxQ5v #LeianoANhá 33 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaFamílias vítimas de alagamento recebem doações em Joinville https://t.co/29Y455KkU5 #LeianoANhá 40 minutosRetweet
A Notícia
Busca