Darci Debona: roteiro turístico "Caminhos da Fronteira" é lançado no Oeste - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Comportamento14/12/2017 | 20h22Atualizada em 14/12/2017 | 20h30

Darci Debona: roteiro turístico "Caminhos da Fronteira" é lançado no Oeste

Entre as atrações estão cachoeiras, passeio de barco, rota dos cânions, turismo rural, queijos variados e gastronomia alemã

Darci Debona: roteiro turístico "Caminhos da Fronteira" é lançado no Oeste Charles Guerra/Agencia RBS
Cachoeiras estão entre as atrações turísticas do Extremo Oeste de Santa Catarina Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

Uma nova opção para passear e conhecer a diversidade de Santa Catarina foi lançada nesta quinta-feira, no Clube Comercial de São Miguel do Oeste, com a presença de 250 pessoas. Durante o evento, organizado pelo Sebrae e Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, foi lançado o roteiro turístico Caminhos da Fronteira.

De acordo com o consultor do Sebrae, Roni Rodrigues de Brito, foram capacitadas mais de 50 famílias, em 17 municípios, para a criação do roteiro de visitação. Ele citou entre os atrativos gastronômicos laticínios em Guaraciaba, onde há uma fábrica de queijos finos, Anchieta e São João do Oeste. Há também uma rota da cerveja passando por cervejarias em cinco municípios: Anchieta, Iporã do Oeste, São João do Oeste, Tunápolis e Itapiranga. Em São José do Cedro uma das atrações é a Cascata do Trentin.

O coordenador do Sebrae no Extremo Oeste, Udo Trennepohl, disse que já existem roteiros bem estruturados, como a "Rota dos Cânions", em Anchieta, e a "Rota do Campo", em Iraceminha, com visitação a 17 propriedades rurais. Ele afirmou que o objetivo inicial é fomentar o turismo regional e também aproveitar o fluxo de turistas argentinos que entram em Santa Catarina pela aduana de Dionísio Cerqueira. Estes turistas vão para as praias catarinense mas alguns também visitam as Termas de São João, em São João do Oeste.

- Agora vamos trabalhar na divulgação do roteiro pois o objetivo é fazer com que os turistas permaneçam mais tempo na região - destacou Trennepohl.

Em Itapiranga, por exemplo, foi criado o Dia D Deutschland, no primeiro sábado de cada mês, das 8h às 16h com o objetivo de atrair turistas.

- Neste dia as padarias fazem cuca alemã, os restaurantes servem comida típica, as lojas vendem roupas e tiaras alemãs, há apresentações artísticas , city tour e passeio de barco no Rio Uruguai, além e de café colônia típico no final da tarde – explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Carlise Welter Werlang.

Para saber mais basta chegar no Centro de Atendimento ao Visitante, ao lado do terminal rodoviário. A cidade também se intitula o Berço Nacional da Oktoberfest, que já ocorre há 39 anos.  

Leia também:

 Exportações de suínos registram queda superior a 20% em novembro

Representantes do Mercosul encaminham documento para viabilizar Rota do Milho

Área de soja cresce pelo sexto ano consecutivo em Santa Catarina

 

 

 

 

 

 
A Notícia
Busca