Contaminação de rio ameaça abastecimento de água em Guaramirim - Geral - A Notícia

Versão mobile

Meio ambiente28/12/2017 | 10h48Atualizada em 28/12/2017 | 10h48

Contaminação de rio ameaça abastecimento de água em Guaramirim

Problema pode comprometer fornecimento para 40 mil consumidores

Contaminação de rio ameaça abastecimento de água em Guaramirim Cia Águas de Guaramirim/Divulgação
Contaminação do Rio Itapocuzinho Foto: Cia Águas de Guaramirim / Divulgação

O abastecimento de água está ameaçado para uma população de cerca de 40 mil pessoas, em Guaramirim, no Norte catarinense, por causa de uma contaminação do Rio Itapocuzinho. A presença de um poluente na água foi confirmada nesta quarta-feira (28), pela Companhia Águas de Guaramirim, responsável pelo tratamento e fornecimento de água no município.

Confira mais notícias de Joinville e Região

De acordo com Osni Dencker, diretor da Companhia, o problema foi identificado porque a coloração da água sofreu alteração nos últimos dois dias, ficando acinzentada. Uma análise feita ainda na quarta-feira deve apontar o agente poluidor e os resultados da amostra colhida no rio deve sair em até sete dias.

Segundo ele, existe a possibilidade de o problema ser causado pelo despejamento de químicos e, ocorrendo com maior frequência à noite, fins de semana e feriados - quando a fiscalização dos órgãos de fiscalização diminui.

— No ano passado uma situação parecida já ocorreu e, na época, uma empresa foi responsabilizada pelo prejuízo ambiental. Desta vez, quando tivermos os resultados da análise, se confirmado o despejo de produtos contaminantes no rio, vamos mapear quais empresas da região trabalham com o componente para tomar as medidas necessárias — destaca. 

Apesar de identificado o desequilíbrio, Dencker explica que ainda não há necessidade de interromper a captação, o tratamento e o abastecimento de água. No entanto, se o volume do poluente aumentar, o agravamento deve prejudicar o serviço. Conforme a Companhia, em menos de um ano, foram detectadas 29 contaminações e nove interrupções no abastecimento de água em Guaramirim.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAcidente entre dois caminhões deixa motorista gravemente ferido em Joinville https://t.co/qWjoNeN84T #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAbre processo de seleção para o curso de medicina em Jaraguá https://t.co/BUZy5xle0a #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca